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<?php
//inclui o template de cabecalho

$title="IRPEN | Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paran&aacute; - 2011";
include(
"cabecalho.php");
?>
       <div id="cont_geral">
        
         <div id="cont_esq">
         <h2 class="tit4">ATOS DO REGISTRO CIVIL</h2>
                                   
                         <?php                            $nome_pagina basename(__FILE__);
                            
$sql_conteudo BUSCA_CONTEUDO "WHERE SEC_URLPagina = '$nome_pagina' ";   
      
                            if(
$rs_conteudo $conexao->query($sql_conteudo))
                            {
                                if(
$num_conteudo $rs_conteudo->num_rows 0)
                                {
                                    
$conteudo $rs_conteudo->fetch_array();
                                    echo 
$texto stripslashes($conteudo["CTD_Texto"]); 
                                } 
                            }
                        
?>
                    
                                        <br />
                                        <strong>REGISTRO DE NASCIMENTO</strong><br />
                                        <br />
                                        <a href="javascript: mostra('nascimento1');">
                                            - O que &eacute;? Onde &eacute; feito? Quais documentos s&atilde;o  necess&aacute;rios?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="nascimento1" class="hidden">
                                            <blockquote><strong>REGISTRO DE NASCIMENTO</strong><br />
                                                <br />
                                                <strong>O que &eacute;?</strong><br />
                                                &Eacute o primeiro  documento da vida civil de uma pessoa, para que assim seja sujeito de direitos.  Por conferir cidadania ao indiv&iacute;duo, a lei o tornou gratuito (Lei Federal  9.534/1997), bem como a primeira certid&atilde;o. <br />
                                                <br />
                                                <strong>Onde  &eacute; feito?</strong><br />
                                                Nas Serventias de  Registro Civil das Pessoas Naturais da circunscri&ccedil;&atilde;o de nascimento da crian&ccedil;a  ou da resid&ecirc;ncia dos pais.<br />
                                                <br />
                                                <strong>Prazos</strong><br />
                                                Os nascimentos  ocorridos em territ&oacute;rio brasileiro devem ser registrados no prazo de 15 dias,  que pode ser prorrogado em duas situa&ccedil;&otilde;es: I- por mais 45 dias no caso de a m&atilde;e  ser declarante, visto que ela necessita recuperar-se do parto II- por at&eacute; tr&ecirc;s  meses (artigo 50 da Lei 6.015/1973) quando a dist&acirc;ncia entre o lugar de parto  ou domic&iacute;lio for maior de 30 km da sede da Serventia. Ap&oacute;s o decurso do prazo  de registro, ser&aacute; competente apenas a Serventia da circunscri&ccedil;&atilde;o da resid&ecirc;ncia  do interessado, nos termos do artigo 46 da Lei 6.015/1973. <br />
                                                <br />
                                                <strong>Multas</strong><br />
                                                A Lei 6.015/1973 previa multa para os registros lavrados fora do prazo legal,  com dispensa do pagamento ao interessado pobre. Contudo, a Lei 10.215/2001  determinou a gratuidade para os registros feitos ap&oacute;s o vencimento do prazo,  corroborando a gratuidade do Registro de Nascimento institu&iacute;da pela Lei  9.534/1997. <br />
                                                <br />
                                                <strong>Documentos Necess&aacute;rios</strong><br />
                                                Para a lavratura do  assento de nascimento s&atilde;o necess&aacute;rios os seguintes documentos:<br />
                                                1- &quot;Declara&ccedil;&atilde;o de Nascido Vivo&quot; (DNV), fornecida aos pais dos  rec&eacute;m-nascidos pelas maternidades e hospitais que realizaram o parto;<br />
                                                2- C&eacute;dula de identidade da(s) pessoa(s) que comparecer(em) ao cart&oacute;rio.<br />
                                                3- Em caso de comparecimento de apenas um dos c&ocirc;njuges &eacute; necess&aacute;ria a  apresenta&ccedil;&atilde;o da certid&atilde;o de casamento;<br />
                                                Ressalta-se que al&eacute;m da C&eacute;dula de Identidade expedida pela Secretaria de  Seguran&ccedil;a P&uacute;blica, ser&atilde;o aceitas:<br />
                                                I- as c&eacute;dulas de identidade emitidas por &oacute;rg&atilde;o controlador do exerc&iacute;cio  profissional,<br />
                                                II- Carteira Nacional de Habilita&ccedil;&atilde;o dentro do prazo de validade,<br />
                                                III- Passaporte, para estrangeiros n&atilde;o domiciliados no pa&iacute;s; </span><br />
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('nascimento2');">
                                            - O que fazer quando o nascimento ocorre em domic&iacute;lio?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="nascimento2" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    Quando o parto n&atilde;o  ocorre na maternidade ou hospital recomenda-se ao Registrador Civil de Pessoas  Naturais que deva apresentar muita cautela para a lavratura do assento de  nascimento, visto que h&aacute; situa&ccedil;&otilde;es como a ado&ccedil;&atilde;o simulada conhecida como  &ldquo;ado&ccedil;&atilde;o &agrave; brasileira&rdquo; que o ordenamento jur&iacute;dico pretende extinguir da vida dos  brasileiros.<br />
                                                    <br />
                                                    Portanto, no caso de  o nascimento ocorrer em domic&iacute;lio, recomenda-se que os genitores compare&ccedil;am  pessoalmente &agrave; Serventia com seus documentos pessoais, juntamente com duas  testemunhas maiores que tenham conhecimento da gravidez e do parto, e atestado  do m&eacute;dico ou parteira que tiver assistido o parto. O registrador ent&atilde;o, deve  emitir a Declara&ccedil;&atilde;o de Nascido Vivo, em impresso fornecido pela Secretaria de  Estado da Sa&uacute;de, em tr&ecirc;s vias, exceto nas seguintes situa&ccedil;&otilde;es:<br />
                                                    <br />
                                                    I - quando o declarante do registro afirmar  que a m&atilde;e e a crian&ccedil;a foram levadas a estabelecimento de sa&uacute;de, onde receberam  atendimento imediato;<br />
                                                    II - quando o declarante afirmar que  o estabelecimento de sa&uacute;de deslocou equipe para prestar assist&ecirc;ncia ao  parto;<br />
                                                    III - quando os pais do registrando  forem estrangeiros com resid&ecirc;ncia tempor&aacute;ria no pa&iacute;s.<br />
                                                    Importante ressaltar que o registrador dever&aacute; zelar para que n&atilde;o haja  duplicidade de emiss&atilde;o da DNV, devendo, sempre que necess&aacute;rio, consultar a casa  de sa&uacute;de sobre a poss&iacute;vel emiss&atilde;o do documento referido. <br />
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('nascimento3');">
                                            - Quem pode declarar o nascimento?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="nascimento3" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    Esta  &eacute; a ordem de prefer&ecirc;ncia legal (art. 52 da Lei 6015/1973):<br />
                                                    <br />
                                                    - O pai;<br />
                                                    - A m&atilde;e; <br />
                                                    - O parente mais pr&oacute;ximo, sendo maior;<br />
                                                    - O administrador do hospital onde ocorreu o  parto ou o m&eacute;dico ou a parteira que assistiu ao parto;<br />
                                                    - Pessoa id&ocirc;nea, que tiver assistido ao  parto, se este n&atilde;o ocorreu nem no hospital nem na resid&ecirc;ncia da m&atilde;e; <br />
                                                    - A pessoa encarregada da guarda do  registrando. <br />
                                                    <br />
                                                    Cabe aqui ressaltar que a declara&ccedil;&atilde;o por pessoa que n&atilde;o tenha preced&ecirc;ncia na  ordem legal ser&aacute; feita com a comprova&ccedil;&atilde;o da falta ou do impedimento do  ascendente ou descendentes, constando do termo a circunst&acirc;ncia.&nbsp;
                                                    <br />
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('nascimento4');">
                                            - Como alterar o nome do registrado?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="nascimento4" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    Qualquer  altera&ccedil;&atilde;o no nome da crian&ccedil;a, ap&oacute;s a lavratura do assento de nascimento,  somente poder&aacute; ser realizada com autoriza&ccedil;&atilde;o judicial. Para que os dados que  constam no registro estejam corretos e n&atilde;o haja complica&ccedil;&otilde;es futuras, torna-se  prec&iacute;pua a aten&ccedil;&atilde;o dos pais ou demais declarantes quando da presta&ccedil;&atilde;o das  informa&ccedil;&otilde;es ao registrador. Recomenda-se que o declarante leia mais de uma vez  o assento antes de assin&aacute;-lo para conferir os dados. <br />
                                                    <br />
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('nascimento5');">
                                            - Como proceder quando os pais possuem v&iacute;nculo  matrimonial?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="nascimento5" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    Quando  os pais forem casados a declara&ccedil;&atilde;o para o assento poder&aacute; ser realizada por  ambos ou apenas por um deles. Visto que a maternidade &eacute; sempre certa, enquanto  que a paternidade adv&eacute;m da presun&ccedil;&atilde;o legal relativa de paternidade pelo  casamento (180 dias ap&oacute;s o casamento e at&eacute; 300 dias ap&oacute;s a dissolu&ccedil;&atilde;o da  sociedade conjugal) ou de ato reconhecimento.<br />
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('nascimento6');">
                                            - Como proceder quando os pais n&atilde;o possuem v&iacute;nculo  matrimonial?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="nascimento6" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    Quando  os pais n&atilde;o forem casados, temos tr&ecirc;s hip&oacute;teses para o  registro:<br />
                                                    <br />
                                                    I - os dois dever&atilde;o comparecer  pessoalmente na Serventia;<br />
                                                    II - os dois comparecer&atilde;o por meio de  uma procura&ccedil;&atilde;o com poderes espec&iacute;ficos para efetuar o assento;<br />
                                                    III - o comparecimento de apenas um  deles, no entanto, este dever&aacute; apresentar declara&ccedil;&atilde;o de reconhecimento de  paternidade (pelo pai) ou anu&ecirc;ncia &agrave; efetiva&ccedil;&atilde;o do registro (pela m&atilde;e), com  reconhecimento de firma. <br />
                                                    <br />
                                                    No caso de se utilizar procura&ccedil;&atilde;o, declara&ccedil;&atilde;o ou anu&ecirc;ncia, estas poder&atilde;o ser  feita por instrumento p&uacute;blico ou particular, nesta &uacute;ltima hip&oacute;tese com a firma  devidamente reconhecida por autenticidade, com arquivamento do documento na  serventia.<br />
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('nascimento7');">
                                            - Como proceder para realizar um registro de maior de  12 anos?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="nascimento7" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    As  declara&ccedil;&otilde;es de nascimento feitas ap&oacute;s o decurso do prazo legal, referentes &agrave;s  pessoas maiores de doze (12) anos &eacute; dirigido primeiramente ao Oficial de  Registro da circunscri&ccedil;&atilde;o da resid&ecirc;ncia do interessado, com a posterior remessa  ao Ju&iacute;zo do foro Extrajudicial, dispensado o recolhimento da multa.
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <br />
                                        <strong>REGISTRO DE CASAMENTO</strong><br />
                                        <br />
                                        <a href="javascript: mostra('casamento1');">
                                            - O que &eacute;? Onde &eacute; feito? Quais documentos s&atilde;o  necess&aacute;rios?
                                        </a>
                                        <div id="casamento1" class="hidden">
                                            <blockquote>O que &eacute;? <br />
                                                <br />
                                                &Eacute; ato formal e solene  que nasce da manifesta&ccedil;&atilde;o de vontade entre o homem e a mulher perante o juiz no  sentido de estabelecimento de v&iacute;nculo conjugal. Cabe ao Juiz de Paz declar&aacute;-los  casados.<br />
                                                <br />
                                                Como &eacute; feito?<br />
                                                <br />
                                                Por ser ato importante para a sociedade, que determina mudan&ccedil;a de estado civil,  o art. 226, &sect; 1&ordm; da Constitui&ccedil;&atilde;o Federal estabeleceu que o casamento &eacute;  gratuito. Entretanto, para que o casamento civil, bem como o registro civil de  casamento religioso, possa se realizar &eacute; imprescind&iacute;vel que os noivos  habilitem-se para o casamento. Neste processo os interessados, apresentando os  documentos exigidos pela lei civil, requerem ao Oficial de Registro Civil das  Pessoas Naturais da circunscri&ccedil;&atilde;o de resid&ecirc;ncia de um dos noivos, que lhes  expe&ccedil;a certificado de habilita&ccedil;&atilde;o para o casamento. Este procedimento, da  habilita&ccedil;&atilde;o, em regra, n&atilde;o &eacute; gratuito e deve ser realizado no Tabelionato do  local de domic&iacute;lio de um dos nubentes.O  requerimento de habilita&ccedil;&atilde;o &eacute; firmado por ambos os nubentes, de pr&oacute;prio punho  ou por procurador e deve ser inst                        ru&iacute;do pelos seguintes  documentos:<br />
                                                <br />
                                                Se os noivos forem solteiros, devem ser  apresentadas as suas certid&otilde;es de nascimento atualizadas. Se algum deles for  vi&uacute;vo, apresenta-se a certid&atilde;o do casamento anterior e a certid&atilde;o de &oacute;bito do  c&ocirc;njuge falecido, al&eacute;m da certid&atilde;o de invent&aacute;rio ou formal de partilha se  tiverem bens ou filhos.<br />
                                                <br />
                                                Se algu&eacute;m deles for divorciado, s&atilde;o  necess&aacute;rias as certid&otilde;es de casamento com a averba&ccedil;&atilde;o do div&oacute;rcio, a partilha  na separa&ccedil;&atilde;o ou no div&oacute;rcio; ou Certid&atilde;o Negativa de Bens expedida pela Vara de  Fam&iacute;lia onde se processou o div&oacute;rcio. <br />
                                                <br />
                                                Se algum dos noivos for menor de 18  (dezoito) anos, os pais (pai e m&atilde;e) devem comparecer para dar o consentimento  ou devem apresentar ato judicial que o supra. Se algum dos pais for falecido,  deve ser apresentada a sua certid&atilde;o de &oacute;bito. <br />
                                                <br />
                                                Devem levar tamb&eacute;m 2 (duas) testemunhas  maiores de 18 (dezoito) anos e conhecidas dos noivos para que atestem  conhec&ecirc;-los e afirmem n&atilde;o existir impedimento que os iniba de  casar.<br />
                                                <br />
                                                - Todas as pessoas devem apresentar documentos de identidade.Documentos necess&aacute;rios<br />
                                                <br />
                                                - Os noivos, al&eacute;m  destes, devem apresentar tamb&eacute;m comprovantes de resid&ecirc;ncia.<br />
                                                <br />
                                                - Tudo em conson&acirc;ncia com o artigo 1.525 CC cominado com norma 15.3.1 CN que a  rigor s&atilde;o id&ecirc;nticos (somente modificada a ordem dos incisos). <br />
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <br />
                                        <a href="javascript: mostra('casamento2');">
                                            - O que &eacute; Regime de Bens?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="casamento2" class="hidden">
                                            <blockquote>&Eacute; l&iacute;cito aos nubentes, antes de celebrado o casamento, estipular, quanto aos seus  bens, o que lhes aprouver. O regime de bens entre os c&ocirc;njuges come&ccedil;a a vigorar  desde a data do casamento. Ademais tal regime de bens pode ser alterado,  mediante autoriza&ccedil;&aring;o judicial em pedido motivado de ambos os c&ocirc;njuges, apurada  a proced&ecirc;ncia das raz&otilde;es invocadas e ressalvados os direitos de terceiros (art.  1.639 CC).</blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('casamento3');">
                                            - O que &eacute; Regime de  Comunh&atilde;o Parcial?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="casamento3" class="hidden">
                                            <blockquote>No regime de comunh&atilde;o parcial, comunicam-se os bens que sobrevierem ao casal,  na const&acirc;ncia do casamento, com as exce&ccedil;&otilde;es do art. 1.659 do CC: <br />
                                                <br />
                                                I -os bens que cada c&ocirc;njuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na  const&acirc;ncia do casamento, por doa&ccedil;&atilde;o ou sucess&atilde;o, e os sub-rogados em seu lugar; <br />
                                                <br />
                                                II -os bens adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos  c&ocirc;njuges em sub-roga&ccedil;&atilde;o dos bens particulares;<br />
                                                <br />
                                                III - as obriga&ccedil;&otilde;es anteriores ao casamento;<br />
                                                <br />
                                                IV- as obriga&ccedil;&otilde;es provenientes de atos il&iacute;citos, salvo revers&atilde;o em proveito do  casal;<br />
                                                <br />
                                                V - os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de  profiss&atilde;o;<br />
                                                <br />
                                                VI - os proventos do trabalho pessoal de cada c&ocirc;njuge;<br />
                                                <br />
                                                VII - as pens&otilde;es, meios-soldos, montepios e outras rendas semelhantes.De  acordo com o art. 1.660 do CC entram na comunh&atilde;o:<br />
                                                <br />
                                                I - os bens adquiridos na const&acirc;ncia do casamento por t&iacute;tulo oneroso, ainda que  s&oacute; em nome de um dos c&ocirc;njuges;<br />
                                                <br />
                                                II - os bens adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou  despesa anterior;<br />
                                                III - os bens adquiridos por doa&ccedil;&atilde;o, heran&ccedil;a ou legado, em favor de ambos os  c&ocirc;njuges;<br />
                                                <br />
                                                IV - as benfeitorias em bens particulares de cada c&ocirc;njuge;<br />
                                                <br />
                                                V - os frutos dos bens comuns, ou dos particulares de cada c&ocirc;njuge, percebidos  na const&acirc;ncia do casamento, ou pendentes ao tempo de cessar a  comunh&atilde;o.<br />
                                                <br />
                                                A administra&ccedil;&atilde;o do patrim&ocirc;nio comum compete a qualquer dos c&ocirc;njuges (art. 1663  do CC), enquanto que a administra&ccedil;&atilde;o e a disposi&ccedil;&atilde;o dos bens constitutivos do  patrim&ocirc;nio particular competem ao c&ocirc;njuge propriet&aacute;rio, salvo conven&ccedil;&atilde;o diversa  em pacto antenupcial (art. 1.665 do CC). &nbsp;
                                                <br />
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('casamento4');">
                                            - O que &eacute; Regime de  Comunh&atilde;o Universal?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="casamento4" class="hidden">
                                            <blockquote>O  regime de comunh&atilde;o universal importa na comunica&ccedil;&atilde;o de todos os bens presentes  e futuros dos c&ocirc;njuges e suas d&iacute;vidas passivas (art. 1667 do CC), com as  exce&ccedil;&otilde;es do art. 1.668 do CC: <br />
                                                <br />
                                                I - os bens doados ou herdados com a cl&aacute;usula de incomunicabilidade e os  sub-rogados em seu lugar;<br />
                                                <br />
                                                II - os bens gravados de fideicomisso e o direito do herdeiro fideicomiss&aacute;rio,  antes de realizada a condi&ccedil;&atilde;o suspensiva;<br />
                                                <br />
                                                III - as d&iacute;vidas anteriores ao casamento, salvo se provierem de despesas com  seus aprestos, ou reverterem em proveito comum;<br />
                                                <br />
                                                IV - as doa&ccedil;&otilde;es antenupciais feitas por um dos c&ocirc;njuges ao outro com a cl&aacute;usula  de incomunicabilidade;<br />
                                                <br />
                                                V - os bens referidos nos incisos V a VII do art. 1.659 do CC (os bens de uso  pessoal, os livros e instrumentos de profiss&atilde;o; os proventos do trabalho  pessoal de cada c&ocirc;njuge; as pens&otilde;es, meios-soldos, montepios e outras rendas  semelhantes).<br />
                                                <br />
                                                A  incomunicabilidade dos bens do art. 1668 do CC, enumerados acima, n&atilde;o se  estende aos frutos, quando se percebam ou ven&ccedil;am durante o casamento (artigo  1.669).<br />
                                                <br />
                                                Aplica-se ao regime da comunh&atilde;o universal as mesmas regras da comunh&atilde;o parcial  quanto &agrave; administra&ccedil;&atilde;o dos bens (art. 1.670). &nbsp;
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('casamento5');">
                                            - O que &eacute; regime de  Participa&ccedil;&atilde;o Final nos Aq&uuml;estos?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="casamento5" class="hidden">
                                            <blockquote>No  regime de participa&ccedil;&atilde;o final nos aq&uuml;estos  cada c&ocirc;njuge possui patrim&ocirc;nio pr&oacute;prio (os bens que cada c&ocirc;njuge possu&iacute;a ao  casar e os por ele adquiridos, a qualquer t&iacute;tulo, na const&acirc;ncia do casamento) e  lhe cabe, &agrave; &eacute;poca da dissolu&ccedil;&atilde;o da sociedade conjugal, direito &agrave; metade dos  bens adquiridos pelo casal, a t&iacute;tulo oneroso, na const&acirc;ncia do casamento  (artigo 1.672).<br />
                                                <br />
                                                Acerca dos bens particulares sua administra&ccedil;&atilde;o &eacute; exclusiva de cada c&ocirc;njuge. No  caso de bens m&oacute;veis a aliena&ccedil;&atilde;o &eacute; livre para cada c&ocirc;njuge, j&aacute; para os im&oacute;veis  poder&atilde;o alienar, cada c&ocirc;njuge livremente, desde que isso esteja expressamente  firmado no pacto antenupcial (art. 1.673 e 1.656 do CC).<br />
                                                <br />
                                                Sobrevindo a dissolu&ccedil;&atilde;o da sociedade conjugal, apurar-se-&aacute; o montante dos aq&uuml;estos, excluindo-se da  soma dos patrim&ocirc;nios pr&oacute;prios: I- os bens anteriores ao casamento e os que em  seu lugar se sub-rogaram; II- os que sobrevieram a cada c&ocirc;njuge por sucess&atilde;o ou  liberalidade, III- as d&iacute;vidas relativas a esses bens (artigo 1.674).<br />
                                                <br />
                                                O direito &agrave; mea&ccedil;&atilde;o n&atilde;o &eacute; renunci&aacute;vel, cess&iacute;vel ou penhor&aacute;vel na vig&ecirc;ncia do  regime matrimonial (artigo 1.682) e as d&iacute;vidas de um dos c&ocirc;njuges, quando  superiores &agrave; sua mea&ccedil;&atilde;o, n&atilde;o obrigam ao outro, ou a seus herdeiros (artigo  1.686). &nbsp;
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('casamento6');">
                                            - O que &eacute; Regime de  Separa&ccedil;&atilde;o de Bens?
                                        </a>
                                        <div id="casamento6" class="hidden">
                                            <blockquote>Este regime de bens seria um g&ecirc;nero que possui duas esp&eacute;cies, quais sejam: a) Regime  de Separa&ccedil;&atilde;o de bens Obrigat&oacute;ria; b) Regime de Separa&ccedil;&atilde;o de Bens Convencional.<br />
                                                <br />
                                                O regime de separa&ccedil;&atilde;o de bens obrigat&oacute;rio ocorre nas seguintes hip&oacute;teses:<br />
                                                <br />
                                                I - as pessoas que contra&iacute;rem casamento com inobserv&acirc;ncia das causas  suspensivas da celebra&ccedil;&atilde;o do casamento;<br />
                                                <br />
                                                II - para o maior de sessenta anos;<br />
                                                <br />
                                                II I- todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial (C&oacute;digo  Civil, artigo 1.641).<br />
                                                <br />
                                                No regime de separa&ccedil;&atilde;o convencional estipulada a separa&ccedil;&atilde;o de bens, estes  permanecer&atilde;o sob a administra&ccedil;&atilde;o exclusiva de cada um dos c&ocirc;njuges, que os  poder&aacute; livremente alienar ou gravar de &ocirc;nus real (artigo 1.687).&nbsp;Ademais, ambos  os c&ocirc;njuges s&atilde;o obrigados a contribuir para as despesas do casal na propor&ccedil;&atilde;o  dos rendimentos de seu trabalho e de seus bens, salvo estipula&ccedil;&atilde;o em contr&aacute;rio  no pacto antenupcial (artigo 1.688). <br>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <br />
                                        <a href="javascript: mostra('casamento7');">
                                            - Como proceder para alterar o nome?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="casamento7" class="hidden">
                                            <blockquote>Pelo  casamento, homem e mulher assumem mutuamente a condi&ccedil;&atilde;o de consortes,  companheiros e respons&aacute;veis pelos encargos da fam&iacute;lia, sendo que qualquer dos  nubentes, querendo, poder&aacute; acrescer ao seu o sobrenome do outro (C&oacute;digo Civil,  artigo 1.565, &sect; 1&ordm;). Tal indica&ccedil;&atilde;o deve ser feita no requerimento de  habilita&ccedil;&atilde;o de casamento.<br />
                                                <br />
                                                Conquanto o voc&aacute;bulo acrescer indique acr&eacute;scimo, isso n&atilde;o deve suscitar  interpreta&ccedil;&atilde;o restritiva, pois exigir que uma pessoa ao se casar, permane&ccedil;a com  o seu sobrenome e adote o do c&ocirc;njuge integralmente pode gerar inconvenientes  como cacofonia, extens&atilde;o exagerada no nome, dentre outros. Ressalte-se que tal  interpreta&ccedil;&atilde;o visa prestigiar o fim social que o legislador insofismavelmente  quis imprimir no C&oacute;digo Civil de 2002.<br />
                                                <br />
                                                A finalidade do permissivo legislativo de altera&ccedil;&atilde;o de nome pelo casamento, que  &eacute; facultativa, tem como cond&atilde;o tornar &oacute;bvia a altera&ccedil;&atilde;o do estado civil, tamb&eacute;m  visando a maior integra&ccedil;&atilde;o do c&ocirc;njuge &agrave; nova fam&iacute;lia. </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('casamento8');">
                                            - Como celebrar o casamento?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="casamento8" class="hidden">
                                            <blockquote>O  C&oacute;digo Civil estabelece que celebrar-se-&aacute; o casamento no dia, hora e lugar  previamente designados pela autoridade que houver de presidir o ato, mediante  peti&ccedil;&atilde;o dos contraentes que se mostrem habilitados com a certid&atilde;o de  habilita&ccedil;&atilde;o (art. 1533). Ademais disp&otilde;e que a realiza&ccedil;&atilde;o da solenidade se dar&aacute;  na sede da Serventia, com toda publicidade, a portas abertas, presentes pelo  menos duas testemunhas, parentes ou n&atilde;o dos contraentes, ou, querendo as partes  e consentindo a autoridade celebrante, noutro edif&iacute;cio p&uacute;blico ou particular  (art. 1.534).<br />
                                                <br />
                                                Quando o casamento for em edif&iacute;cio particular, ficar&aacute; este de portas abertas  durante o ato.<br />
                                                <br />
                                                Ser&atilde;o quatro as testemunhas nessa hip&oacute;tese se algum dos contraentes n&atilde;o souber  ou n&atilde;o puder escrever (artigo 1.534, &sect; 1&ordm; e &sect; 2&ordm;).<br />
                                                <br />
                                                Caso os nubentes queiram celebrar o casamento em circunscri&ccedil;&atilde;o diversa daquela  em que se deu a habilita&ccedil;&atilde;o para o casamento, isso &eacute; poss&iacute;vel, desde que a  Serventia que processou os autos de habilita&ccedil;&atilde;o expe&ccedil;a uma certid&atilde;o, que tem  validade por 90 dias, que ser&aacute; levada para o Serventia Registral que celebrar&aacute; o ato  e far&aacute; o assento de casamento. <br />
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('casamento9');">
                                            - O Registro em cart&oacute;rio &eacute; realmente importante?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="casamento9" class="hidden">
                                            <blockquote> Do  casamento, logo depois de celebrado, lavrar-se-&aacute; o assento no livro de  registro. Do assento, assinado pelo presidente do ato, pelos c&ocirc;njuges, as  testemunhas, e o Registrador, ser&atilde;o exarados consoante C&oacute;digo Civil, art. 1.536  cc&nbsp; art. 70 da Lei  6.015/1973:<br />
                                                <br />
                                                I- os nomes, prenomes, nacionalidade, data e lugar do nascimento, profiss&atilde;o,  domic&iacute;lio e resid&ecirc;ncia atual dos c&ocirc;njuges;<br />
                                                <br />
                                                II- nomes, prenomes, nacionalidade, datas de nascimento ou de morte, domic&iacute;lio  e resid&ecirc;ncia atual dos pais;<br />
                                                <br />
                                                III- o nome e prenome do c&ocirc;njuge precedente e a data da dissolu&ccedil;&atilde;o do casamento  anterior, quando for o caso;<br />
                                                <br />
                                                IV- a data da publica&ccedil;&atilde;o dos proclamas e da celebra&ccedil;&atilde;o do casamento;<br />
                                                <br />
                                                V- a rela&ccedil;&atilde;o dos documentos apresentados ao Oficial de Registro;VII-  o regime do casamento, com declara&ccedil;&atilde;o da data e do Cart&oacute;rio em cujas notas foi  lavrada a escritura antenupcial, quando o regime n&atilde;o for o da comunh&atilde;o parcial,  ou o obrigatoriamente estabelecido;<br />
                                                <br />
                                                VIII- o nome que passa a ter a mulher ou o homem com o casamento (C&oacute;digo Civil,  artigo 1.536, combinado com o artigo 70 da Lei 6.015/1973).<br />
                                                <br />
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('casamento10');">
                                            - O que &eacute; Casamento Nuncupativo?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="casamento10" class="hidden">
                                            <blockquote>No  caso de mol&eacute;stia grave de um dos nubentes, o presidente do ato ir&aacute; celebr&aacute;-lo  onde se encontrar o impedido, sendo urgente, ainda que &agrave; noite, perante duas  testemunhas que saibam ler e escrever. A falta ou impedimento da autoridade  competente para presidir o casamento suprir-se-&aacute; por qualquer dos seus  substitutos legais, e a do Oficial de Registro por outro ad hoc, nomeado pelo  presidente do ato. O termo avulso, lavrado pelo Oficial ad hoc, ser&aacute; registrado no  respectivo registro dentro em cinco dias, perante duas testemunhas, ficando  arquivado (artigo 1.539, &sect; 1&ordm; e &sect; 2&ordm;).Quando algum dos contraentes estiver em  iminente risco de vida, n&atilde;o obtendo a presen&ccedil;a da autoridade &agrave; qual incumba presidir  o ato, nem a de seu substituto, poder&aacute; o casamento ser celebrado na presen&ccedil;a de  seis testemunhas, que com os nubentes n&atilde;o tenham parentesco em linha reta, ou,  na colateral, at&eacute; segundo grau (artigo 1.540).<br />
                                                Realizado  o casamento, devem as testemunhas comparecer perante a autoridade judicial mais  pr&oacute;xima, dentro em dez dias, pedindo que lhes tome por termo a declara&ccedil;&atilde;o de:  I- que foram convocadas por parte do enfermo, II- que este parecia em perigo de  vida, mas em seu ju&iacute;zo, III- que, em sua presen&ccedil;a, declararam os contraentes,  livre e espontaneamente, receber-se por marido e mulher.Autuado o pedido e  tomadas as declara&ccedil;&otilde;es, o Juiz proceder&aacute; &agrave;s dilig&ecirc;ncias necess&aacute;rias para  verificar se os contraentes podiam ter se habilitado, na forma ordin&aacute;ria,  ouvidos os interessados que o requererem, dentro em quinze dias. Verificada a  idoneidade dos c&ocirc;njuges para o casamento, assim o decidir&aacute; a autoridade  competente, com recurso volunt&aacute;rio &agrave;s partes. Se da decis&atilde;o n&atilde;o se tiver  recorrido, ou se ela passar em julgado, apesar dos recursos interpostos, o Juiz  mandar&aacute; registr&aacute;-la no livro do Registro dos Casamentos. O assento assim  lavrado retrotrair&aacute; os efeitos do casamento, quanto ao estado dos c&ocirc;njuges, &agrave;  data da celebra&ccedil;&atilde;o. Ser&atilde;o dispensadas as formalidades, se o enfermo convalescer  e puder ratificar o casamento na presen&ccedil;a da autoridade competente e do Oficial  de Registro. (art. 1.541, &sect;1&ordm; a 5&ordm; do CC). </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('casamento11');">
                                            - Como mudar a Uni&atilde;o est&aacute;vel em casamento?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="casamento11" class="hidden">
                                            <blockquote> A  uni&atilde;o est&aacute;vel &eacute; a conviv&ecirc;ncia  p&uacute;blica, cont&iacute;nua e duradoura, entre homem e mulher, estabelecida com o  objetivo de constitui&ccedil;&atilde;o de fam&iacute;lia (art. 1.723 CC).<br />
                                                <br />
                                                A Constitui&ccedil;&atilde;o  Federal, em seu artigo 226 &sect;3&ordm;, reconhece a uni&atilde;o est&aacute;vel como entidade  familiar e determina que a lei facilite a sua convers&atilde;o em casamento.<br />
                                                <br />
                                                Via de conseq&uuml;&ecirc;ncia,  o C&oacute;digo Civil estabeleceu que tal convers&atilde;o poder&aacute; ser feita mediante pedido  dos companheiros ao Juiz e assento no Registro Civil (art. 1.726).<br />
                                                Importante ressaltar  que a conviv&ecirc;ncia entre homem e mulher impedidos de casar nos termos do artigo  1.521 do C&oacute;digo Civil constituir&aacute; concubinato, e n&atilde;o uni&atilde;o est&aacute;vel, portanto,  n&atilde;o caber&aacute; nesta hip&oacute;tese tal convers&atilde;o; A bem da verdade, em nenhum dos casos  em que haja impedimento poder&aacute; ocorrer a convers&atilde;o.<br />
                                                <br />
                                                Os casos  supramencionados de impedimentos s&atilde;o: I- os ascendentes com os descendentes,  seja o parentesco natural ou civil; II- os afins em linha reta; III- o adotante  com quem foi c&ocirc;njuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante; IV- os  irm&atilde;os, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, at&eacute; o terceiro grau  inclusive; V- o adotado com o filho do adotante; VI- as pessoas casadas; VII- o  c&ocirc;njuge sobrevivente com o condenado por homic&iacute;dio ou tentativa de homic&iacute;dio  contra o seu consorte.Saliente-se,  por&eacute;m, que se um ou ambos os companheiros forem pessoa casada, (art. 1.521, VI  do CC), e se acharem separados de fato ou judicialmente poder&atilde;o constituir  uni&atilde;o est&aacute;vel; contudo, n&atilde;o poder&atilde;o convert&ecirc;-la em casamento. Diferentemente  das causas impeditivas do casamento, as suspensivas (art.1.523 CC) n&atilde;o  impedir&atilde;o a caracteriza&ccedil;&atilde;o da uni&atilde;o est&aacute;vel. <br />
                                                <br />
                                                No Estado do Paran&aacute;,  os conviventes apresentar&atilde;o requerimento de convers&atilde;o em casamento acompanhado  de declara&ccedil;&atilde;o de uni&atilde;o est&aacute;vel, com a indica&ccedil;&atilde;o da data de in&iacute;cio da mesma, e  inexist&ecirc;ncia de impedimento para o matrim&ocirc;nio, para o Registrador Civil das Pessoas  Naturais de seu domic&iacute;lio. <br />
                                                <br />
                                                O requerimento e os  documentos ser&atilde;o autuados como habilita&ccedil;&atilde;o para casamento, devendo constar dos  editais que se trata de convers&atilde;o de uni&atilde;o est&aacute;vel em casamento. Desta  habilita&ccedil;&atilde;o participar&aacute; o Minist&eacute;rio P&uacute;blico para an&aacute;lise do aspecto formal, e  haver&aacute; encaminhamento posterior para a Vara de Registros P&uacute;blicos para a  homologa&ccedil;&atilde;o.<br />
                                                <br />
                                                Decorrido o prazo  legal do edital e a homologa&ccedil;&atilde;o da habilita&ccedil;&atilde;o, lavrar-se-&aacute; o assento da  convers&atilde;o da uni&atilde;o est&aacute;vel em casamento independentemente de ato de celebra&ccedil;&atilde;o  de matrim&ocirc;nio.<br />
                                                <br />
                                                O regime de bens  dever&aacute; ser indicado na declara&ccedil;&atilde;o de uni&atilde;o est&aacute;vel e, se n&atilde;o houver pr&eacute;via  estipula&ccedil;&atilde;o prevalecer&aacute;, no que&nbsp; couber,  o regime da comunh&atilde;o parcial de bens.<br />
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('casamento12');">
                                            - Como Ratificar um casamento registrado sem regime de  comunh&atilde;o?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="casamento12" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    Para  o caso de casamentos com regime de comunh&atilde;o universal de bens lavrados depois  de 26/12/1977 (em virtude da Lei 6.515, que alterou o regime legal de comunh&atilde;o  universal para o de comunh&atilde;o parcial de bens), que n&atilde;o tenham escritura p&uacute;blica  de pacto antenupcial para ado&ccedil;&atilde;o de supradito regime; o Estado do Paran&aacute; atrav&eacute;s da  Corregedoria-Geral de Justi&ccedil;a criou procedimento administrativo de ratifica&ccedil;&atilde;o  do regime escolhido, o qual suprir&aacute; a falta da aludida escritura.<br />
                                                    <br />
                                                    O requerimentos dos interessados dever&aacute; ser confeccionado sem &ocirc;nus pelo Not&aacute;rio  ou Registrador que encaminhar&aacute; o pedido para a Vara de Registros  P&uacute;blicos.<br />
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <br />
                                        <strong>REGISTRO DE OBITO</strong><br />
                                        <br />
                                        <a href="javascript: mostra('obito1');">
                                            - O que &eacute;? Onde &eacute; feito? Quais documentos s&atilde;o  necess&aacute;rios?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="obito1" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <strong>
                                                <p>
                                                    O que &eacute;?</strong><br />
                                                    <br />
                                                    O cond&atilde;o &eacute; o de  atestar oficialmente a morte de uma pessoa perante os &oacute;rg&atilde;o competentes, tal se  d&aacute; atrav&eacute;s da declara&ccedil;&atilde;o de &oacute;bito. Sendo que quanto ao &oacute;bito, tanto o seu  registro, quanto a sua primeira certid&atilde;o, t&ecirc;m gratuidade legalmente  estabelecida. (Lei Federal 9.534/1997).<br />
                                                    <br />
                                                    <strong>Como &eacute; feito?</strong><br />
                                                    <br />
                                                    O registro de &oacute;bito &eacute;  feito na Circunscri&ccedil;&atilde;o do Of&iacute;cio que atende &agrave; regi&atilde;o onde a pessoa faleceu,  hospital ou resid&ecirc;ncia. Deve ser feito imediatamente antes do sepultamento.  Sendo que o Oficial de Registro Civil dever&aacute; lavr&aacute;-lo merc&ecirc; de atestado m&eacute;dico,  se houver; em n&atilde;o havendo, mediante duas pessoas devidamente qualificadas e que  tenham presenciado ou verificado a morte.
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('obito2');">
                                            - O que &eacute; o Servi&ccedil;o Funer&aacute;rio Municipal?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="obito2" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    A  declara&ccedil;&atilde;o poder&aacute; ser feita por meio de mandat&aacute;rio ou pelo Servi&ccedil;o Funer&aacute;rio do  Munic&iacute;pio, autorizando-os o declarante por documento escrito onde constem os  elementos necess&aacute;rios ao assento de &oacute;bito. Tal autoriza&ccedil;&atilde;o ser&aacute; arquivada  juntamente com a Declara&ccedil;&atilde;o de &Oacute;bito (D.O.)  na Serventia Registral.<br />
                                                    <br />
                                                    No caso espec&iacute;fico do Munic&iacute;pio de Curitiba, h&aacute; o Termo n&ordm; 17.258 de Ajuste de  Procedimentos Administrativos e de Registro Civil celebrado entre Munic&iacute;pio de  Curitiba, o Tribunal de Justi&ccedil;a a Corregedoria do Foro Extrajudicial da Capital  e o IRPEN, possibilitando que as declara&ccedil;&otilde;es de &oacute;bitos das pessoas falecidas em  referido Munic&iacute;pio possam ser apresentadas, oficialmente, atrav&eacute;s do Servi&ccedil;o  Funer&aacute;rio do Munic&iacute;pio. <br />
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('obito3');">
                                            - Quem &eacute; obrigado a fazer a declara&ccedil;&atilde;o de &Oacute;bito?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="obito3" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    Consoante  o artigo 79 da Lei 6.015/73, s&atilde;o obrigados a fazer a declara&ccedil;&atilde;o de  &oacute;bito:<br />
                                                    <br />
                                                    I- O chefe de fam&iacute;lia, a respeito de sua mulher, filhos, h&oacute;spedes, agregados e fl&acirc;mulos; <br />
                                                    <br />
                                                    II- A vi&uacute;va, a respeito de seu marido, e de cada uma das pessoas indicadas no  n&uacute;mero antecedente;<br />
                                                    <br />
                                                    III- O filho, a respeito do pai ou da m&atilde;e; o irm&atilde;o, a respeito dos irm&atilde;os, e  demais pessoas de casa, indicadas no n&ordm; I; o parente mais pr&oacute;ximo maior e  presente; <br />
                                                    <br />
                                                    IV- O administrador, diretor ou gerente de qualquer estabelecimento p&uacute;blico ou  particular, a respeito dos que nele faleceram, salvo se estiver presente algum  parente em grau acima indicado;<br />
                                                    <br />
                                                    V - Na falta de pessoa competente, nos termos dos n&uacute;meros anteriores, a que  tiver assistido aos &uacute;ltimos momentos do finado, o sacerdote, o m&eacute;dico ou  vizinho que do falecimento tiver not&iacute;cia; <br />
                                                    <br />
                                                    VI- A autoridade policial, a respeito de pessoas encontradas mortas.
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                      </div>
                                        <br />
                                        <strong>CERTID&Otilde;ES</strong><br />
                                        <br />
                                        <a href="javascript: mostra('certidoes1');">
                                            - O que &eacute; uma certid&atilde;o?
                                        </a>
                                        <div id="certidoes1" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    Os atos procedidos pelo Oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais ficam  arquivados em livro pr&oacute;prio.<br />
                                                    <br />
                                                    As certid&otilde;es t&ecirc;m a mesma validade do documento original.<br />
                                                    <br />
                                                    A certid&atilde;o ser&aacute; lavrada em inteiro teor, resumo ou relat&oacute;rio, conforme quesitos  apresentados pelo interessado, com autentica&ccedil;&atilde;o do Oficial Registrador ou seu  Substituto, n&atilde;o podendo ser retardada por mais de cinco dias  &uacute;teis.<br />
                                                    <br />
                                                    Caso haja dados que n&atilde;o possam ser mencionados, &eacute; vedada a certid&atilde;o de inteiro  teor, exceto se houver ordem judicial em sentido contr&aacute;rio.<br />
                                                    <br />
                                                    N&atilde;o ser&aacute; fornecida certid&atilde;o de mandado judicial que determinou o registro da  senten&ccedil;a concessiva da ado&ccedil;&atilde;o, e da certid&atilde;o de nascimento informa&ccedil;&atilde;o alguma  poder&aacute; constar quanto &agrave; origem do ato, exceto por ordem judicial em sentido  contr&aacute;rio.<br />
                                                    <br />
                                                    Na certid&atilde;o de casamento veda-se refer&ecirc;ncia &agrave; legitima&ccedil;&atilde;o de filho dele  decorrente, salvo ordem judicial em sentido contr&aacute;rio. &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <br />
                                        <a href="javascript: mostra('certidoes2');">
                                            - Como &eacute; realizada?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="certidoes2" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    Consoante  j&aacute; foi esclarecido, a certid&atilde;o ser&aacute; lavrada em inteiro teor, resumo ou  relat&oacute;rio, conforme requerimento do interessado.<br />
                                                    <br />
                                                    Pode ser fornecida imediatamente, ou num prazo m&aacute;ximo de cinco dias &uacute;teis,  neste caso, h&aacute; que ser protocolizada para que se possa verificar do cumprimento  ou n&atilde;o do prazo.
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('certidoes3');">
                                            - O que &eacute; necess&aacute;rio para obter-se uma certid&atilde;o?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="certidoes3" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    Essencialmente  necessita o Oficial de Registro de dados para que possa fornec&ecirc;-la, dados esses  que t&ecirc;m que lhe ser fornecido pelo requerente ainda que alternativamente, quais  sejam: o n&uacute;mero do livro, e, a p&aacute;gina em que o ato se encontra; ou o nome completo  das partes que do ato constem; ou, ainda, uma certid&atilde;o antiga (da qual possam  ser colhidos os dados supra).<br />
                                                    <br />
                                                    Assim, para obter uma certid&atilde;o de nascimento, deve-se informar o nome da pessoa  registrada, a data de nascimento e os nomes de seus pais. &Eacute; preciso saber onde  a pessoa nasceu para que com isso se possa ter um indicativo de em qual  Serventia ela est&aacute; registrada. Se tiver a carteira de identidade da pessoa da  qual se solicita a certid&atilde;o, tanto melhor, pois a pesquisa restaria imensamente  facilitada, haja vista que na identidade costuma ter o n&uacute;mero do livro e da  folha de registro, bem como a Serventia em que o assento pode ser  encontrado.<br />
                                                    <br />
                                                    Para a certid&atilde;o de casamento devem ser informados o nome do casal e a data do  casamento, al&eacute;m da localidade de celebra&ccedil;&atilde;o do casamento.<br />
                                                    <br />
                                                    Para a certid&atilde;o de &oacute;bito informa-se o nome da pessoa que faleceu e a data do  seu falecimento. Tamb&eacute;m &eacute; importante saber onde a pessoa morreu para localizar  o Of&iacute;cio de Registro Civil. &nbsp;
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('certidoes4');">
                                            - Como obter uma 2&ordf; via de certid&atilde;o?
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="certidoes4" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    Perfeitamente  poss&iacute;vel &eacute; o fornecimento da segunda via de certid&otilde;es, afinal de contas pessoa  alguma est&aacute; livre da perda, em sentido amplo, da certid&atilde;o origin&aacute;ria. <br />
                                                    <br />
                                                    Quanto ao que &eacute; necess&aacute;rio para a solicita&ccedil;&atilde;o, &eacute; exatamente igual ao que foi supra-explicitado  sob o t&iacute;tulo &ldquo;o que &eacute; necess&aacute;rio?&rdquo;
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        
                                        <br />
                                        <strong>LIVRO - E</strong><br />
                                        <br />
                                        <a href="javascript: mostra('livroE1');">
                                            - Emancipa&ccedil;&aring;o
                                        </a>
                                        <div id="livroE1" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    A emancipa&ccedil;&aring;o                   &eacute; a aquisi&ccedil;&aring;o da plena capacidade civil pela                   antecipa&ccedil;&aring;o da idade legal habilitando a pratica                   de todos os atos da vida civil e irrevog&aacute;vel. Pode ser                   emancipada qualquer pessoa com idade entre 16 e 18 anos incompletos.<br />
                                                    Pode-se conceder a emancipa&ccedil;&aring;o por tr&ecirc;s formas:
                                                </p>
                                                <ul>
                                                    <li>
                                                        Pelos pais ou representantes legais do menor;
                                                    </li>
                                                    <li>
                                                        Por senten&ccedil;a judicial, sendo ouvido o tutor;
                                                    </li>
                                                    <li>
                                                        Por leis espec&iacute;ficas: casamento, exerc&iacute;cio                   de emprego p&uacute;blico efetivo, cola&ccedil;&aring;o em grau                   superior ou estabelecimento com economia pr&oacute;pria.
                                                    </li>
                                                </ul>
                                                <p>
                                                    Deve ser obrigatoriamente registrada no livro &quot;E&quot; para                   dar publicidade e autenticidade ao ato e surtir efeitos contra                   terceiros.
                                                </p>
                                                <p>
                                                    A emancipa&ccedil;&aring;o ser&aacute; registrada no cart&oacute;rio                   do Primeiro Oficio da comarca aonde os pais ou emancipado resida.
                                                </p>
                                                <p>
                                                    O registro ser&aacute; feito mediante traslada&ccedil;&aring;o                   da senten&ccedil;a por ordem judicial ou mediante escritura p&uacute;blica,                   fazendo refer&ecirc;ncias da data, livro, folhas e oficio em que                   for lavrada sem depend&ecirc;ncia em qualquer dos casos da presen&ccedil;a                   de testemunhas, mas com assinatura do apresentante.
                                                </p>
                                                <p>
                                                    Ap&oacute;s o registro da emancipa&ccedil;&aring;o ser&aacute;                   comunicado o cart&oacute;rio de nascimento para a necess&aacute;ria                   anota&ccedil;&aring;o e cumprimento do artigo 106 Lei 6015/73.
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <br />
                                        <a href="javascript: mostra('livroE2');">
                                            - Interdi&ccedil;&aring;o
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="livroE2" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    A interdi&ccedil;&aring;o                   &eacute; a priva&ccedil;&aring;o judicial de algu&eacute;m reger                   sua pessoa e bens podendo ser, plena (absoluta) ou limitada (relativa).
                                                </p>
                                                <p>
                                                    A senten&ccedil;a de interdi&ccedil;&aring;o &eacute; declarat&oacute;ria                   e, produz efeitos imediatos embora sujeita a recurso.
                                                </p>
                                                <p>
                                                    O registro da interdi&ccedil;&aring;o ser&aacute; feito no Livro                   E do Primeiro Oficio de Registro Civil da comarca mediante o documento                   legal expedido pelo ju&iacute;zo competente.
                                                </p>
                                                <p>
                                                    Ap&oacute;s registrada a interdi&ccedil;&aring;o, ser&aacute;                   feita a comunica&ccedil;&aring;o ao cart&oacute;rio de nascimento                   e casamento do interdito, para as anota&ccedil;&otilde;es necess&aacute;rias.
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('livroE3');">
                                            - Registro de Aus&ecirc;ncia
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="livroE3" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    A aus&ecirc;ncia caracteriza-se                   pelo abandono, h&aacute; tempos do seu domic&iacute;lio habitual,                   retirando-se para lugar remoto e n&aring;o sabido, deixando seus                   bens ao desamparo, sem deixar procurador ou representante nem                   dar not&iacute;cias de seu paradeiro, aquele que n&aring;o est&aacute;                   em local onde tem seu domic&iacute;lio.
                                                </p>
                                                <p>
                                                    Declarado judicialmente ausente, ele passa a ser considerado incapaz                   e lhe &eacute; nomeado um curador.
                                                </p>
                                                <p>
                                                    O registro da aus&ecirc;ncia ser&aacute; feita no Livro E do Primeiro                   Oficio de Registro Civil da comarca mediante o documento legal                   expedido pelo ju&iacute;zo competente.
                                                </p>
                                                <p>
                                                    Ap&oacute;s registrada a aus&ecirc;ncia, ser&aacute; feita a comunica&ccedil;&aring;o                   ao cart&oacute;rio de nascimento e de casamento do ausente para                   as anota&ccedil;&otilde;es necess&aacute;rias.
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('livroE4');">
                                            - Registro de Senten&ccedil;a
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="livroE4" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    &Eacute; o ato pelo                   qual registra-se uma senten&ccedil;a judicial.
                                                </p>
                                                <p>
                                                    No Estado do Paran&aacute; registra-se as Senten&ccedil;as de                   Separa&ccedil;&aring;o e Div&oacute;rcio de pessoas que se casaram                   em outras comarcas, quando aqueles assim o exigem antes de procederem                   a respectiva averba&ccedil;&aring;o no casamento.
                                                </p>
                                                <p>
                                                    As senten&ccedil;as s&aring;o registradas no Primeiro Of&iacute;cio                   do Registro Civil da Sede da Comarca em que foram proferidas.
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('livroE5');">
                                            - Op&ccedil;&otilde;es de Nacionalidade
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="livroE5" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    <strong>CONDI&Ccedil;&Otilde;ES:</strong>
                                                </p>
                                                <ol>
                                                    <li>
                                                        Nascimento ocorrido no exterior.
                                                    </li>
                                                    <li>
                                                        Ser filho de pai ou m&aring;e brasileiros.
                                                    </li>
                                                    <li>
                                                        Residir no Brasil.
                                                    </li>
                                                    <li>
                                                        Op&ccedil;&aring;o a qualquer tempo.
                                                    </li>
                                                </ol>
                                                <p>
                                                    A op&ccedil;&aring;o pela nacionalidade brasileira dever&aacute;                   ser requerida perante o ju&iacute;zo federal, que deferindo o                   pedido ser&aacute; expedido um mandado e o registro ser&aacute;                   lavrado no livro E do cart&oacute;rio do Primeiro Of&iacute;cio                   de Registro Civil do domic&iacute;lio do optante.
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <a href="javascript: mostra('livroE6');">
                                            - Traslado
                                        </a>
                                        <br />
                                        <div id="livroE6" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    Os assentos de nascimentos,                   casamentos e &oacute;bitos de brasileiros em pa&iacute;s estrangeiro,                   ser&aring;o considerados aut&ecirc;nticos nos termos da lei do                   lugar em que forem feitos, legalizadas as certid&otilde;es pelos                   c&ocirc;nsules ou, quando por estes tomados nos termos do regulamento                   consular. Esses assentos ser&aring;o trasladados no Livro E do                   Primeiro Of&iacute;cio de Registro Civil do domicilio ou no Primeiro                   Oficio do Distrito Federal em falta de domicilio conhecido quando                   tiverem que produzir efeito no pa&iacute;s.
                                                </p>
                                                <p>
                                                    Esses assentos s&aring;o requeridos diretamente ao oficial do                   Registro Civil competente, independentemente de interven&ccedil;&aring;o                   judicial, sendo necess&aacute;rio apenas o cumprimento dos requisitos                   como segue abaixo:
                                                </p>
                                                <a href="javascript: mostra('traslado1');">
                                                    - Traslado de Nascimento
                                                </a>
                                                <br />
                                                <div id="traslado1" class="hidden">
                                                    <blockquote>
                                                        <p>
                                                            <strong>Certid&aring;o                 de Nascimento de Reparti&ccedil;&aring;o Estrangeira</strong>
                                                        </p>
                                                        <ol>
                                                            <li>
                                                                Certid&aring;o de nascimento original do                   pa&iacute;s de origem legalizada pelo Consulado do Brasil ou Embaixada.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Tradu&ccedil;&aring;o da certid&aring;o                   feita por Tradutor P&uacute;blico Juramentado no Brasil e registrar                   no cart&oacute;rio de T&iacute;tulos e Documentos
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Certid&aring;o de nascimento do genitor brasileiro                   ORIGINAL ou C&Oacute;PIA AUTENTICADA.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Prova de domicilio na capital em nome do pai                   ou m&aring;e da crian&ccedil;a (conta de luz, telefone, g&aacute;s)                   ORIGINAL ou C&Oacute;PIA AUTENTICADA ou declara&ccedil;&aring;o                   com a qualifica&ccedil;&aring;o completa assinada pelo pai ou                   pela m&aring;e com firma reconhecida (Lei Federal n 7115                   de 29/08/1983).
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Requerimento para efetuar a transcri&ccedil;&aring;o                   nos termos do artigo 32 da Lei 6015/73 com firma reconhecida.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                O requerente da transcri&ccedil;&aring;o                   dever&aacute; trazer seu R.G. original
                                                            </li>
                                                        </ol>
                                                        <p>
                                                            <strong>Observa&ccedil;&aring;o:</strong> A legaliza&ccedil;&aring;o                   da certid&aring;o de nascimento pelo Consulado do Brasil n&aring;o                   &eacute; necess&aacute;ria quando nascimento ocorreu na Fran&ccedil;a                   (Decreto Federal n&#186;91207 de 29/04/1985).
                                                        </p>
                                                        <p>&nbsp;
                                                        </p>
                                                        <p>
                                                            <strong>Certid&aring;o de                 Nascimento do Consulado ou Embaixada do Brasil</strong>
                                                        </p>
                                                        <ol>
                                                            <li>
                                                                Certid&aring;o de nascimento original expedida                   pelo Consulado ou Embaixada do Brasil;
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Prova de domic&iacute;lio(vide acima item                   04 desta informa&ccedil;&aring;o).
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                O requerente da transcri&ccedil;&aring;o                   dever&aacute; trazer seu Rg original.
                                                            </li>
                                                        </ol>
                                                        <p>
                                                            <strong>Aten&ccedil;&aring;o:</strong> Na aus&ecirc;ncia do pai                   ou da m&aring;e da crian&ccedil;a; estes poder&aring;o ser representados                   por procura&ccedil;&aring;o, devendo estar atualizada.
                                                        </p>
                                                        <p>
                                                            <strong>Observa&ccedil;&aring;o:</strong> Se a procura&ccedil;&aring;o                   for por instrumento particular dever&aacute; estar com firma reconhecida.
                                                        </p>
                                                    </blockquote>
                                                </div>
                                                <a href="javascript: mostra('traslado2');">
                                                    - Traslado de Casamento
                                                </a>
                                                <br />
                                                <div id="traslado2" class="hidden">
                                                    <blockquote>
                                                        <p>
                                                            De acordo com o artigo 1.544 do C&oacute;digo Civil o casamento                   de brasileiro, celebrado no estrangeiro, perante as respectivas                   autoridades ou os c&ocirc;nsules brasileiros, dever&aacute; ser                   registrado em 180 dias a contar da volta de um ou de ambos os                   c&ocirc;njuges ao Brasil, no cart&oacute;rio do respectivo domic&iacute;lio                   ou em sua falta no 1&#186;Of&iacute;cio da Capital do Estado                   em que passarem a residir.
                                                        </p>
                                                        <p>
                                                            Documentos necess&aacute;rios:
                                                        </p>
                                                        <p>
                                                            <strong>Certid&aring;o de                 casamento de Reparti&ccedil;&aring;o Estrangeira</strong>
                                                        </p>
                                                        <ol>
                                                            <li>
                                                                Original de certid&aring;o de casamento do                   pa&iacute;s de origem com legaliza&ccedil;&aring;o do Consulado                   do Brasil ou Embaixada, e a respectiva tradu&ccedil;&aring;o                   feita por Tradutor P&uacute;blico Juramentado no Brasil e registrar                   no Cart&oacute;rio de T&iacute;tulos e Documentos.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Certid&aring;o de Nascimento da(s) parte(s)                   brasileira(s) com data atualizada de no m&aacute;ximo 6 meses                   para fins de cumprimento do artigo 106 da Lei 6015/73; ou c&oacute;pia                   autenticada do certificado de naturaliza&ccedil;&aring;o.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Prova de regime de bens expedida pelo Consulado                   do pa&iacute;s de origem.
                                                            </li>
                                                            <!--</ol>-->
                                                            <p>
                                                                <strong>Observa&ccedil;&aring;o:</strong> Se o documento expedido                   pelo Consulado for no idioma do pa&iacute;s de origem, o mesmo                   dever&aacute; ser traduzido por Tradutor P&uacute;blico juramentado                   e registrado em Cart&oacute;rio de T&iacute;tulos e Documentos.
                                                            </p>
                                                            <!--<ol>-->
                                                            <li>
                                                                Comprovante de domic&iacute;lio na capital                   em nome de um dos contraentes(conta de luz, telefone ou g&aacute;s);                   ORIGINAL OU C&Oacute;PIA AUTENTICADA; ou declara&ccedil;&aring;o                   com qualifica&ccedil;&aring;o completa assinada pelo contraente                   brasileiro com firma reconhecida.(Lei 7115 de 29/08/1983).
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Declara&ccedil;&aring;o acerca de altera&ccedil;&aring;o                   do nome dos c&ocirc;njuges, se a circunst&aring;ncia n&aring;o                   for declarada na certid&aring;o,( com a firma reconhecida.)
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Se houver casamentos anteriores no Brasil                   juntar a certid&aring;o de casamento com a averba&ccedil;&aring;o                   do div&oacute;rcio ou prova de dissolu&ccedil;&aring;o do casamento                   por falecimento do ex-c&ocirc;njuge, ORIGINAL OU C&Oacute;PIA                   AUTENTICADA, para as necess&aacute;rias comunica&ccedil;&otilde;es                   do artigo 106 da Lei 6015/73.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Requerimento para efetuar a transcri&ccedil;&aring;o                   nos termos do Artigo 32 da Lei 6015/73 com firma reconhecida.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Comprovante de um ou de ambos c&ocirc;njuges                   da volta ao Brasil, ou declara&ccedil;&aring;o com qualifica&ccedil;&aring;o                   completa e firma reconhecida.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                O requerente da transcri&ccedil;&aring;o                   dever&aacute; trazer seu RG original, juntamente com este informativo                   .
                                                            </li>
                                                        </ol>
                                                        <p>
                                                            <strong>Observa&ccedil;&aring;o:</strong> A legaliza&ccedil;&aring;o                   da certid&aring;o de casamento pelo Consulado do Brasil n&aring;o                   &eacute; necess&aacute;ria quando o casamento tiver sido realizado                   na Fran&ccedil;a(Decreto Federal n&#186;91207 de 29/04/1985).
                                                        </p>
                                                        <p>
                                                            &nbsp;
                                                        </p>
                                                        <p>
                                                            <strong>Certid&aring;o de                 Casamento Expedida pelo Consulado do Brasil ou Embaixada</strong>
                                                        </p>
                                                        <ol>
                                                            <li>
                                                                Certid&aring;o de casamento original expedida                   pelo Consulado ou pela Embaixada do Brasil.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Juntar demais documentos citados nos itens                   2-4-6-7 e 8 constantes desta informa&ccedil;&aring;o.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Os documentos dos itens 3 e 5 dever&aring;o                   ser juntados se n&aring;o constar estas informa&ccedil;&otilde;es                   na certid&aring;o de casamento apresentada.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                O requerente da transcri&ccedil;&aring;o                   dever&aacute; trazer seu R.G. original, juntamente com este informativo                   .
                                                            </li>
                                                        </ol>
                                                        <p>
                                                            <strong>Aten&ccedil;&aring;o:</strong> Os contraentes poder&aring;o                   ser representados por procura&ccedil;&aring;o, devendo esta ser                   atualizada.Se for por instrumento particular devera estar com                   a firma reconhecida . ( artigo 654 # 2&#186;do C&oacute;digo                   Civil. )
                                                        </p>
                                                    </blockquote>
                                                </div>
                                                <a href="javascript: mostra('traslado3');">
                                                    - Traslado de &Oacute;bito
                                                </a>
                                                <br />
                                                <div id="traslado3" class="hidden">
                                                    <blockquote>
                                                        <p>
                                                            <strong>Certid&aring;o de                 &Oacute;bito de Reparti&ccedil;&aring;o Estrangeira</strong>
                                                        </p>
                                                        <ol>
                                                            <li>
                                                                Certid&aring;o de &oacute;bito original do                   pa&iacute;s de origem legalizada pelo Consulado do Brasil ou Embaixada.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Tradu&ccedil;&aring;o da certid&aring;o                   feita por Tradutor P&uacute;blico Juramentado no Brasil e registrar                   no cart&oacute;rio de T&iacute;tulos e Documentos
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Certid&aring;o de nascimento e, se for o                   caso, de casamento do falecido para cumprir o artigo 106 da Lei                   6015/73, ORIGINAL OU C&Oacute;PIA AUTENTICADA.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Declara&ccedil;&aring;o nos termos do Artigo                   80 da Lei 6015/73, assinada por parente mais pr&oacute;ximo e                   maior do falecido com firma reconhecida.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Declara&ccedil;&aring;o do m&eacute;dico                   que atestou o falecimento contendo a &quot;causa mortis&quot;                   devidamente legalizada pela autoridade consular brasileira e traduzida                   por Tradutor p&uacute;blico Juramentado e registrada em Cart&oacute;rio                   de T&iacute;tulos e Documentos.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Requerimento para efetuar a transcri&ccedil;&aring;o                   nos termos do artigo 32 da Lei 6015/73 com firma reconhecida.
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                O requerente da transcri&ccedil;&aring;o                   dever&aacute; trazer seu RG original.
                                                            </li>
                                                        </ol>
                                                        <p>
                                                            <strong>Observa&ccedil;&aring;o:</strong> A legaliza&ccedil;&aring;o                   da certid&aring;o de &oacute;bito pelo Consulado do Brasil n&aring;o                   &eacute; necess&aacute;ria quando &oacute;bito ocorreu na Fran&ccedil;a                   (Decreto Federal n&#186;91207 de 29/04/1985). <strong><u>O documento                   do item 5 deve ser apresentado se n&aring;o constar esta informa&ccedil;&aring;o                   na certid&aring;o apresentada.</u></strong>
                                                        </p>
                                                        <p>&nbsp;
                                                        </p>
                                                        <p>
                                                            <strong>Certid&aring;o de                 &Oacute;bito do Consulado ou Embaixada do Brasil</strong>
                                                        </p>
                                                        <ol>
                                                            <li>
                                                                Certid&aring;o de &oacute;bito original expedida                   pelo Consulado ou Embaixada do Brasil;
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                Juntar os documentos necess&aacute;rios mencionados                   nos itens 3,4,5 e 6 desta informa&ccedil;&aring;o. <strong><u>O                   documento do item 5 deve ser apresentado se n&aring;o constar                   esta informa&ccedil;&aring;o na certid&aring;o apresentada.</u></strong>
                                                            </li>
                                                            <li>
                                                                O requerente da transcri&ccedil;&aring;o                   dever&aacute; trazer seu RG original.
                                                            </li>
                                                        </ol>
                                                        <p>
                                                            <strong>Aten&ccedil;&aring;o:</strong> Na aus&ecirc;ncia do                   parente mais pr&oacute;ximo (item 4) este poder&aacute; ser representado                   por procura&ccedil;&aring;o, devendo estar atualizada.
                                                        </p>
                                                        <p>
                                                            <strong>Observa&ccedil;&aring;o:</strong> Se a procura&ccedil;&aring;o                   for por instrumento particular dever&aacute; estar com firma reconhecida.
                                                        </p>
                                                    </blockquote>
                                                </div>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <br />
                                        <strong>RECONHECIMENTO DE FILHO</strong><br />
                                        <br />
                                        <a href="javascript: mostra('reconhecimento_filho');">
                                            - C&oacute;digo                 Civil Brasileiro, Lei 8.069, de 13.07.1990 e Lei 8.560, de 29-12-1992
                                        </a>
                                        <div id="reconhecimento_filho" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    Os filhos, independentemente de havidos ou n&aring;o da rela&ccedil;&aring;o de casamento, ou por ado&ccedil;&aring;o, ter&aring;o os mesmos direitos e qualifica&ccedil;&otilde;es, sendo proibidas quaisquer designa&ccedil;&otilde;es discriminat&oacute;rias relativas &agrave;  filia&ccedil;&aring;o (artigo 1596, do C&oacute;digo Civil).
                                                </p>
                                                <p>
                                                    O pai ou m&aring;e que n&aring;o tiver reconhecido                   seu filho no termo do nascimento, poder&aacute; faz&ecirc;-lo                   levando ao cart&oacute;rio:
                                                </p>
                                                <ul>
                                                    <li>
                                                        Comparecimento                   do pai e da m&aring;e ao cart&oacute;rio (obrigatoriamente) portando                   identidade;
                                                    </li>
                                                    <li>
                                                        Certid&aring;o de nascimento                   da crian&ccedil;a;
                                                    </li>
                                                </ul>
                                                <p>
                                                    O reconhecimento de filho ser&aacute; encaminhado ao Minist&eacute;rio                   P&uacute;blico e, posteriormente ao Juiz da Vara de Registros                   P&uacute;blicos. Prazo previsto para estar pronto &eacute; de                   aproximadamente 15 dias.<br />
                                                </p>
                                                <p>
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>
                                        <br /><br />
                                        <strong>ADO&Ccedil;&Atilde;O</strong><br />
                                        <br />
                                        <a href="javascript: mostra('adocao');">
                                            - C&oacute;digo                 Civil Brasileiro, Lei 8.069, de 13.07.1990 (Estatuto da Crian&ccedil;a                 e do Adolescente)
                                        </a>
                                        <div id="adocao" class="hidden">
                                            <blockquote>
                                                <p>
                                                    A ado&ccedil;&aring;o feita por nacionais e estrangeiros, para                     crian&ccedil;as (0 a 12 anos) e adolescentes (de 12 a 18 anos),                     era regida pela Lei 8.069, de 13.07.1990 - Estatuto e da Crian&ccedil;a                     e Adolesc&ecirc;ncia - e para os maiores de 18 anos pelo                     c&oacute;digo civil de 1916.
                                                </p>
                                                <p>
                                                    Pelo novo c&oacute;digo civil de 2002, a ado&ccedil;&aring;o                     passou a ser totalmente judicializada, ou seja, somente se processar&aacute;                     em ju&iacute;zo, constituindo-se por senten&ccedil;a judicial,                     da qual caber&aacute; averba&ccedil;&aring;o na margem do assento                     de nascimento dos pais biol&oacute;gicos, com expedi&ccedil;&aring;o                     de certid&aring;o em nome dos pais adotivos, sem fazer men&ccedil;&aring;o                     ao tipo de filia&ccedil;&aring;o.<br />
                                                </p>
                                            </blockquote>
                                        </div>                                         
                            </div> <!--fecha a div "cont_esq"-->
<?php
//inclui o template do menu da direita
include("menu_direita.php");

//inclui o template de rodap&eacute;
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