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                        <div class="row">
                            <h2 class="titulo_page">ATOS DO REGISTRO CIVIL</h2>
                        </div>
                    </div>
                </div>


                <div class="wrapper-style1 wrapper-featured">
                <div class="container">
                    <div class="row">
                        <div class="12u justificado atos-margem">
               <p>Os registros de nascimento, adoção, casamento civil, conversão de união estável em casamento, casamento religioso com efeitos civis, óbito e natimorto, além das averbações anotações e expedição de certidões; todos esses são atos cuja prática é da incumbência dos Oficiais de Registro Civil de Pessoas Naturais.<br><br>Há, outrossim, os traslados de registro de brasileiros feitos nos exterior, registro de emancipações, interdições e sentenças de ausência; atos esses efetuados no 1º Sub-distrito do Distrito da sede de cada Comarca.<br><br>A lei 9.534/1997, determinou a gratuidade para com registros de nascimento, óbito e natimorto, além da primeira certidão. E, para com os reconhecidamente pobres, também se assegura a gratuidade das demais certidões; ademais, o processo de habilitação, registro e primeira certidão de casamento também são gratuitos. Os dispositivos legais determinantes das gratuidades supra são: Constituição Federal, artigo 5º, inciso LXXVI; Lei Federal sob nº 9.534/1997, e artigo 1.512, parágrafo único, do .<br><br>No entretanto, em consonância com o artigo 8º da Lei 10.169/2000, há obrigação dos Estados Membros no sentido do estabelecimento de compensação aos registradores civis das pessoas naturais no que concerne aos atos gratuitos que por determinação legal têm eles que praticar. No Paraná, tal foi estabelecido pela FUNARPEN pela Lei Estadual sob nº 13.228, de 18 de julho de 2001.</p>
                            <p>Os Oficiais de Registro de Pessoas Naturais, além de exercerem todos esses misteres legalmente previstos, também prestam relevante serviço à comunidade, sendo um verdadeiro centro de atendimento e esclarecimento à população, e de utilidade pública na medida em que informam à comunidade no que tange a aspectos sociais e jurídicos que permeiam vários ramos do Direito Civil no que pertine a Direito de Família, Direito das Sucessões, Direitos Reais, Direito das Obrigações, dentre outros.</p>
              <br>
              <strong>REGISTRO DE NASCIMENTO</strong><br>
              <br>
              <a href="javascript: mostra('nascimento1');">
                  - O que é? Onde é feito? Quais documentos são  necessários?
              </a>
              <br>
              <div id="nascimento1" class="hidden">
                  <blockquote><strong>REGISTRO DE NASCIMENTO</strong><br>
                      <br>
                      <strong>O que é?</strong><br>
                      É o primeiro  documento da vida civil de uma pessoa, para que assim seja sujeito de direitos.  Por conferir cidadania ao indivíduo, a lei o tornou gratuito (Lei Federal  9.534/1997), bem como a primeira certidão. <br>
                      <br>
                      <strong>Onde  é feito?</strong><br>
                      Nas Serventias de  Registro Civil das Pessoas Naturais da circunscrição de nascimento da criança  ou da residência dos pais.<br>
                      <br>
                      <strong>Prazos</strong><br>
                      Os nascimentos  ocorridos em território brasileiro devem ser registrados no prazo de 15 dias,  que pode ser prorrogado em duas situações: I- por mais 45 dias no caso de a mãe  ser declarante, visto que ela necessita recuperar-se do parto II- por até três  meses (artigo 50 da Lei 6.015/1973) quando a distância entre o lugar de parto  ou domicílio for maior de 30 km da sede da Serventia. Após o decurso do prazo  de registro, será competente apenas a Serventia da circunscrição da residência  do interessado, nos termos do artigo 46 da Lei 6.015/1973. <br>
                      <br>
                      <strong>Multas</strong><br>
                      A Lei 6.015/1973 previa multa para os registros lavrados fora do prazo legal,  com dispensa do pagamento ao interessado pobre. Contudo, a Lei 10.215/2001  determinou a gratuidade para os registros feitos após o vencimento do prazo,  corroborando a gratuidade do Registro de Nascimento instituída pela Lei  9.534/1997. <br>
                      <br>
                      <strong>Documentos Necessários</strong><br>
                      Para a lavratura do  assento de nascimento são necessários os seguintes documentos:<br>
                      1- "Declaração de Nascido Vivo" (DNV), fornecida aos pais dos  recém-nascidos pelas maternidades e hospitais que realizaram o parto;<br>
                      2- Cédula de identidade da(s) pessoa(s) que comparecer(em) ao cartório.<br>
                      3- Em caso de comparecimento de apenas um dos cônjuges é necessária a  apresentação da certidão de casamento;<br>
                      Ressalta-se que além da Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de  Segurança Pública, serão aceitas:<br>
                      I- as cédulas de identidade emitidas por órgão controlador do exercício  profissional,<br>
                      II- Carteira Nacional de Habilitação dentro do prazo de validade,<br>
                      III- Passaporte, para estrangeiros não domiciliados no país; <br>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('nascimento2');">
                  - O que fazer quando o nascimento ocorre em domicílio?
              </a>
              <br>
              <div id="nascimento2" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          Quando o parto não  ocorre na maternidade ou hospital recomenda-se ao Registrador Civil de Pessoas  Naturais que deva apresentar muita cautela para a lavratura do assento de  nascimento, visto que há situações como a adoção simulada conhecida como  ?adoção à brasileira? que o ordenamento jurídico pretende extinguir da vida dos  brasileiros.<br>
                          <br>
                          Portanto, no caso de  o nascimento ocorrer em domicílio, recomenda-se que os genitores compareçam  pessoalmente à Serventia com seus documentos pessoais, juntamente com duas  testemunhas maiores que tenham conhecimento da gravidez e do parto, e atestado  do médico ou parteira que tiver assistido o parto. O registrador então, deve  emitir a Declaração de Nascido Vivo, em impresso fornecido pela Secretaria de  Estado da Saúde, em três vias, exceto nas seguintes situações:<br>
                          <br>
                          I - quando o declarante do registro afirmar  que a mãe e a criança foram levadas a estabelecimento de saúde, onde receberam  atendimento imediato;<br>
                          II - quando o declarante afirmar que  o estabelecimento de saúde deslocou equipe para prestar assistência ao  parto;<br>
                          III - quando os pais do registrando  forem estrangeiros com residência temporária no país.<br>
                          Importante ressaltar que o registrador deverá zelar para que não haja  duplicidade de emissão da DNV, devendo, sempre que necessário, consultar a casa  de saúde sobre a possível emissão do documento referido. <br>
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('nascimento3');">
                  - Quem pode declarar o nascimento?
              </a>
              <br>
              <div id="nascimento3" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          Esta  é a ordem de preferência legal (art. 52 da Lei 6015/1973):<br>
                          <br>
                          - O pai;<br>
                          - A mãe; <br>
                          - O parente mais próximo, sendo maior;<br>
                          - O administrador do hospital onde ocorreu o  parto ou o médico ou a parteira que assistiu ao parto;<br>
                          - Pessoa idônea, que tiver assistido ao  parto, se este não ocorreu nem no hospital nem na residência da mãe; <br>
                          - A pessoa encarregada da guarda do  registrando. <br>
                          <br>
                          Cabe aqui ressaltar que a declaração por pessoa que não tenha precedência na  ordem legal será feita com a comprovação da falta ou do impedimento do  ascendente ou descendentes, constando do termo a circunstância.&nbsp;
                          <br>
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('nascimento4');">
                  - Como alterar o nome do registrado?
              </a>
              <br>
              <div id="nascimento4" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          Qualquer  alteração no nome da criança, após a lavratura do assento de nascimento,  somente poderá ser realizada com autorização judicial. Para que os dados que  constam no registro estejam corretos e não haja complicações futuras, torna-se  precípua a atenção dos pais ou demais declarantes quando da prestação das  informações ao registrador. Recomenda-se que o declarante leia mais de uma vez  o assento antes de assiná-lo para conferir os dados. <br>
                          <br>
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('nascimento5');">
                  - Como proceder quando os pais possuem vínculo  matrimonial?
              </a>
              <br>
              <div id="nascimento5" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          Quando  os pais forem casados a declaração para o assento poderá ser realizada por  ambos ou apenas por um deles. Visto que a maternidade é sempre certa, enquanto  que a paternidade advém da presunção legal relativa de paternidade pelo  casamento (180 dias após o casamento e até 300 dias após a dissolução da  sociedade conjugal) ou de ato reconhecimento.<br>
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('nascimento6');">
                  - Como proceder quando os pais não possuem vínculo  matrimonial?
              </a>
              <br>
              <div id="nascimento6" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          Quando  os pais não forem casados, temos três hipóteses para o  registro:<br>
                          <br>
                          I - os dois deverão comparecer  pessoalmente na Serventia;<br>
                          II - os dois comparecerão por meio de  uma procuração com poderes específicos para efetuar o assento;<br>
                          III - o comparecimento de apenas um  deles, no entanto, este deverá apresentar declaração de reconhecimento de  paternidade (pelo pai) ou anuência à efetivação do registro (pela mãe), com  reconhecimento de firma. <br>
                          <br>
                          No caso de se utilizar procuração, declaração ou anuência, estas poderão ser  feita por instrumento público ou particular, nesta última hipótese com a firma  devidamente reconhecida por autenticidade, com arquivamento do documento na  serventia.<br>
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('nascimento7');">
                  - Como proceder para realizar um registro de maior de  12 anos?
              </a>
              <br>
              <div id="nascimento7" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          As  declarações de nascimento feitas após o decurso do prazo legal, referentes às  pessoas maiores de doze (12) anos é dirigido primeiramente ao Oficial de  Registro da circunscrição da residência do interessado, com a posterior remessa  ao Juízo do foro Extrajudicial, dispensado o recolhimento da multa.
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <br>
              <strong>REGISTRO DE CASAMENTO</strong><br>
              <br>
              <a href="javascript: mostra('casamento1');">
                  - O que é? Onde é feito? Quais documentos são  necessários?
              </a>
              <div id="casamento1" class="hidden">
                  <blockquote>O que é? <br>
                      <br>
                      É ato formal e solene  que nasce da manifestação de vontade entre o homem e a mulher perante o juiz no  sentido de estabelecimento de vínculo conjugal. Cabe ao Juiz de Paz declará-los  casados.<br>
                      <br>
                      Como é feito?<br>
                      <br>
                      Por ser ato importante para a sociedade, que determina mudança de estado civil,  o art. 226, § 1º da Constituição Federal estabeleceu que o casamento é  gratuito. Entretanto, para que o casamento civil, bem como o registro civil de  casamento religioso, possa se realizar é imprescindível que os noivos  habilitem-se para o casamento. Neste processo os interessados, apresentando os  documentos exigidos pela lei civil, requerem ao Oficial de Registro Civil das  Pessoas Naturais da circunscrição de residência de um dos noivos, que lhes  expeça certificado de habilitação para o casamento. Este procedimento, da  habilitação, em regra, não é gratuito e deve ser realizado no Tabelionato do  local de domicílio de um dos nubentes.O  requerimento de habilitação é firmado por ambos os nubentes, de próprio punho  ou por procurador e deve ser inst                        ruído pelos seguintes  documentos:<br>
                      <br>
                      Se os noivos forem solteiros, devem ser  apresentadas as suas certidões de nascimento atualizadas. Se algum deles for  viúvo, apresenta-se a certidão do casamento anterior e a certidão de óbito do  cônjuge falecido, além da certidão de inventário ou formal de partilha se  tiverem bens ou filhos.<br>
                      <br>
                      Se alguém deles for divorciado, são  necessárias as certidões de casamento com a averbação do divórcio, a partilha  na separação ou no divórcio; ou Certidão Negativa de Bens expedida pela Vara de  Família onde se processou o divórcio. <br>
                      <br>
                      Se algum dos noivos for menor de 18  (dezoito) anos, os pais (pai e mãe) devem comparecer para dar o consentimento  ou devem apresentar ato judicial que o supra. Se algum dos pais for falecido,  deve ser apresentada a sua certidão de óbito. <br>
                      <br>
                      Devem levar também 2 (duas) testemunhas  maiores de 18 (dezoito) anos e conhecidas dos noivos para que atestem  conhecê-los e afirmem não existir impedimento que os iniba de  casar.<br>
                      <br>
                      - Todas as pessoas devem apresentar documentos de identidade.Documentos necessários<br>
                      <br>
                      - Os noivos, além  destes, devem apresentar também comprovantes de residência.<br>
                      <br>
                      - Tudo em consonância com o artigo 1.525 CC cominado com norma 15.3.1 CN que a  rigor são idênticos (somente modificada a ordem dos incisos). <br>
                  </blockquote>
              </div>
              <br>
              <a href="javascript: mostra('casamento2');">
                  - O que é Regime de Bens?
              </a>
              <br>
              <div id="casamento2" class="hidden">
                  <blockquote>É lícito aos nubentes, antes de celebrado o casamento, estipular, quanto aos seus  bens, o que lhes aprouver. O regime de bens entre os cônjuges começa a vigorar  desde a data do casamento. Ademais tal regime de bens pode ser alterado,  mediante autorizaçåo judicial em pedido motivado de ambos os cônjuges, apurada  a procedência das razões invocadas e ressalvados os direitos de terceiros (art.  1.639 CC).</blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('casamento3');">
                  - O que é Regime de  Comunhão Parcial?
              </a>
              <br>
              <div id="casamento3" class="hidden">
                  <blockquote>No regime de comunhão parcial, comunicam-se os bens que sobrevierem ao casal,  na constância do casamento, com as exceções do art. 1.659 do CC: <br>
                      <br>
                      I -os bens que cada cônjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na  constância do casamento, por doação ou sucessão, e os sub-rogados em seu lugar; <br>
                      <br>
                      II -os bens adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos  cônjuges em sub-rogação dos bens particulares;<br>
                      <br>
                      III - as obrigações anteriores ao casamento;<br>
                      <br>
                      IV- as obrigações provenientes de atos ilícitos, salvo reversão em proveito do  casal;<br>
                      <br>
                      V - os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de  profissão;<br>
                      <br>
                      VI - os proventos do trabalho pessoal de cada cônjuge;<br>
                      <br>
                      VII - as pensões, meios-soldos, montepios e outras rendas semelhantes.De  acordo com o art. 1.660 do CC entram na comunhão:<br>
                      <br>
                      I - os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que  só em nome de um dos cônjuges;<br>
                      <br>
                      II - os bens adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou  despesa anterior;<br>
                      III - os bens adquiridos por doação, herança ou legado, em favor de ambos os  cônjuges;<br>
                      <br>
                      IV - as benfeitorias em bens particulares de cada cônjuge;<br>
                      <br>
                      V - os frutos dos bens comuns, ou dos particulares de cada cônjuge, percebidos  na constância do casamento, ou pendentes ao tempo de cessar a  comunhão.<br>
                      <br>
                      A administração do patrimônio comum compete a qualquer dos cônjuges (art. 1663  do CC), enquanto que a administração e a disposição dos bens constitutivos do  patrimônio particular competem ao cônjuge proprietário, salvo convenção diversa  em pacto antenupcial (art. 1.665 do CC). &nbsp;
                      <br>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('casamento4');">
                  - O que é Regime de  Comunhão Universal?
              </a>
              <br>
              <div id="casamento4" class="hidden">
                  <blockquote>O  regime de comunhão universal importa na comunicação de todos os bens presentes  e futuros dos cônjuges e suas dívidas passivas (art. 1667 do CC), com as  exceções do art. 1.668 do CC: <br>
                      <br>
                      I - os bens doados ou herdados com a cláusula de incomunicabilidade e os  sub-rogados em seu lugar;<br>
                      <br>
                      II - os bens gravados de fideicomisso e o direito do herdeiro fideicomissário,  antes de realizada a condição suspensiva;<br>
                      <br>
                      III - as dívidas anteriores ao casamento, salvo se provierem de despesas com  seus aprestos, ou reverterem em proveito comum;<br>
                      <br>
                      IV - as doações antenupciais feitas por um dos cônjuges ao outro com a cláusula  de incomunicabilidade;<br>
                      <br>
                      V - os bens referidos nos incisos V a VII do art. 1.659 do CC (os bens de uso  pessoal, os livros e instrumentos de profissão; os proventos do trabalho  pessoal de cada cônjuge; as pensões, meios-soldos, montepios e outras rendas  semelhantes).<br>
                      <br>
                      A  incomunicabilidade dos bens do art. 1668 do CC, enumerados acima, não se  estende aos frutos, quando se percebam ou vençam durante o casamento (artigo  1.669).<br>
                      <br>
                      Aplica-se ao regime da comunhão universal as mesmas regras da comunhão parcial  quanto à administração dos bens (art. 1.670). &nbsp;
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('casamento5');">
                  - O que é regime de  Participação Final nos Aqüestos?
              </a>
              <br>
              <div id="casamento5" class="hidden">
                  <blockquote>No  regime de participação final nos aqüestos  cada cônjuge possui patrimônio próprio (os bens que cada cônjuge possuía ao  casar e os por ele adquiridos, a qualquer título, na constância do casamento) e  lhe cabe, à época da dissolução da sociedade conjugal, direito à metade dos  bens adquiridos pelo casal, a título oneroso, na constância do casamento  (artigo 1.672).<br>
                      <br>
                      Acerca dos bens particulares sua administração é exclusiva de cada cônjuge. No  caso de bens móveis a alienação é livre para cada cônjuge, já para os imóveis  poderão alienar, cada cônjuge livremente, desde que isso esteja expressamente  firmado no pacto antenupcial (art. 1.673 e 1.656 do CC).<br>
                      <br>
                      Sobrevindo a dissolução da sociedade conjugal, apurar-se-á o montante dos aqüestos, excluindo-se da  soma dos patrimônios próprios: I- os bens anteriores ao casamento e os que em  seu lugar se sub-rogaram; II- os que sobrevieram a cada cônjuge por sucessão ou  liberalidade, III- as dívidas relativas a esses bens (artigo 1.674).<br>
                      <br>
                      O direito à meação não é renunciável, cessível ou penhorável na vigência do  regime matrimonial (artigo 1.682) e as dívidas de um dos cônjuges, quando  superiores à sua meação, não obrigam ao outro, ou a seus herdeiros (artigo  1.686). &nbsp;
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('casamento6');">
                  - O que é Regime de  Separação de Bens?
              </a>
              <div id="casamento6" class="hidden">
                  <blockquote>Este regime de bens seria um gênero que possui duas espécies, quais sejam: a) Regime  de Separação de bens Obrigatória; b) Regime de Separação de Bens Convencional.<br>
                      <br>
                      O regime de separação de bens obrigatório ocorre nas seguintes hipóteses:<br>
                      <br>
                      I - as pessoas que contraírem casamento com inobservância das causas  suspensivas da celebração do casamento;<br>
                      <br>
                      II - para o maior de sessenta anos;<br>
                      <br>
                      II I- todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial (Código  Civil, artigo 1.641).<br>
                      <br>
                      No regime de separação convencional estipulada a separação de bens, estes  permanecerão sob a administração exclusiva de cada um dos cônjuges, que os  poderá livremente alienar ou gravar de ônus real (artigo 1.687).&nbsp;Ademais, ambos  os cônjuges são obrigados a contribuir para as despesas do casal na proporção  dos rendimentos de seu trabalho e de seus bens, salvo estipulação em contrário  no pacto antenupcial (artigo 1.688). <br>
                  </blockquote>
              </div>
              <br>
              <a href="javascript: mostra('casamento7');">
                  - Como proceder para alterar o nome?
              </a>
              <br>
              <div id="casamento7" class="hidden">
                  <blockquote>Pelo  casamento, homem e mulher assumem mutuamente a condição de consortes,  companheiros e responsáveis pelos encargos da família, sendo que qualquer dos  nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro (Código Civil,  artigo 1.565, § 1º). Tal indicação deve ser feita no requerimento de  habilitação de casamento.<br>
                      <br>
                      Conquanto o vocábulo acrescer indique acréscimo, isso não deve suscitar  interpretação restritiva, pois exigir que uma pessoa ao se casar, permaneça com  o seu sobrenome e adote o do cônjuge integralmente pode gerar inconvenientes  como cacofonia, extensão exagerada no nome, dentre outros. Ressalte-se que tal  interpretação visa prestigiar o fim social que o legislador insofismavelmente  quis imprimir no Código Civil de 2002.<br>
                      <br>
                      A finalidade do permissivo legislativo de alteração de nome pelo casamento, que  é facultativa, tem como condão tornar óbvia a alteração do estado civil, também  visando a maior integração do cônjuge à nova família. </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('casamento8');">
                  - Como celebrar o casamento?
              </a>
              <br>
              <div id="casamento8" class="hidden">
                  <blockquote>O  Código Civil estabelece que celebrar-se-á o casamento no dia, hora e lugar  previamente designados pela autoridade que houver de presidir o ato, mediante  petição dos contraentes que se mostrem habilitados com a certidão de  habilitação (art. 1533). Ademais dispõe que a realização da solenidade se dará  na sede da Serventia, com toda publicidade, a portas abertas, presentes pelo  menos duas testemunhas, parentes ou não dos contraentes, ou, querendo as partes  e consentindo a autoridade celebrante, noutro edifício público ou particular  (art. 1.534).<br>
                      <br>
                      Quando o casamento for em edifício particular, ficará este de portas abertas  durante o ato.<br>
                      <br>
                      Serão quatro as testemunhas nessa hipótese se algum dos contraentes não souber  ou não puder escrever (artigo 1.534, § 1º e § 2º).<br>
                      <br>
                      Caso os nubentes queiram celebrar o casamento em circunscrição diversa daquela  em que se deu a habilitação para o casamento, isso é possível, desde que a  Serventia que processou os autos de habilitação expeça uma certidão, que tem  validade por 90 dias, que será levada para o Serventia Registral que celebrará o ato  e fará o assento de casamento. <br>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('casamento9');">
                  - O Registro em cartório é realmente importante?
              </a>
              <br>
              <div id="casamento9" class="hidden">
                  <blockquote> Do  casamento, logo depois de celebrado, lavrar-se-á o assento no livro de  registro. Do assento, assinado pelo presidente do ato, pelos cônjuges, as  testemunhas, e o Registrador, serão exarados consoante Código Civil, art. 1.536  cc&nbsp; art. 70 da Lei  6.015/1973:<br>
                      <br>
                      I- os nomes, prenomes, nacionalidade, data e lugar do nascimento, profissão,  domicílio e residência atual dos cônjuges;<br>
                      <br>
                      II- nomes, prenomes, nacionalidade, datas de nascimento ou de morte, domicílio  e residência atual dos pais;<br>
                      <br>
                      III- o nome e prenome do cônjuge precedente e a data da dissolução do casamento  anterior, quando for o caso;<br>
                      <br>
                      IV- a data da publicação dos proclamas e da celebração do casamento;<br>
                      <br>
                      V- a relação dos documentos apresentados ao Oficial de Registro;VII-  o regime do casamento, com declaração da data e do Cartório em cujas notas foi  lavrada a escritura antenupcial, quando o regime não for o da comunhão parcial,  ou o obrigatoriamente estabelecido;<br>
                      <br>
                      VIII- o nome que passa a ter a mulher ou o homem com o casamento (Código Civil,  artigo 1.536, combinado com o artigo 70 da Lei 6.015/1973).<br>
                      <br>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('casamento10');">
                  - O que é Casamento Nuncupativo?
              </a>
              <br>
              <div id="casamento10" class="hidden">
                  <blockquote>No  caso de moléstia grave de um dos nubentes, o presidente do ato irá celebrá-lo  onde se encontrar o impedido, sendo urgente, ainda que à noite, perante duas  testemunhas que saibam ler e escrever. A falta ou impedimento da autoridade  competente para presidir o casamento suprir-se-á por qualquer dos seus  substitutos legais, e a do Oficial de Registro por outro ad hoc, nomeado pelo  presidente do ato. O termo avulso, lavrado pelo Oficial ad hoc, será registrado no  respectivo registro dentro em cinco dias, perante duas testemunhas, ficando  arquivado (artigo 1.539, § 1º e § 2º).Quando algum dos contraentes estiver em  iminente risco de vida, não obtendo a presença da autoridade à qual incumba presidir  o ato, nem a de seu substituto, poderá o casamento ser celebrado na presença de  seis testemunhas, que com os nubentes não tenham parentesco em linha reta, ou,  na colateral, até segundo grau (artigo 1.540).<br>
                      Realizado  o casamento, devem as testemunhas comparecer perante a autoridade judicial mais  próxima, dentro em dez dias, pedindo que lhes tome por termo a declaração de:  I- que foram convocadas por parte do enfermo, II- que este parecia em perigo de  vida, mas em seu juízo, III- que, em sua presença, declararam os contraentes,  livre e espontaneamente, receber-se por marido e mulher.Autuado o pedido e  tomadas as declarações, o Juiz procederá às diligências necessárias para  verificar se os contraentes podiam ter se habilitado, na forma ordinária,  ouvidos os interessados que o requererem, dentro em quinze dias. Verificada a  idoneidade dos cônjuges para o casamento, assim o decidirá a autoridade  competente, com recurso voluntário às partes. Se da decisão não se tiver  recorrido, ou se ela passar em julgado, apesar dos recursos interpostos, o Juiz  mandará registrá-la no livro do Registro dos Casamentos. O assento assim  lavrado retrotrairá os efeitos do casamento, quanto ao estado dos cônjuges, à  data da celebração. Serão dispensadas as formalidades, se o enfermo convalescer  e puder ratificar o casamento na presença da autoridade competente e do Oficial  de Registro. (art. 1.541, §1º a 5º do CC). </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('casamento11');">
                  - Como mudar a União estável em casamento?
              </a>
              <br>
              <div id="casamento11" class="hidden">
                  <blockquote> A  união estável é a convivência  pública, contínua e duradoura, entre homem e mulher, estabelecida com o  objetivo de constituição de família (art. 1.723 CC).<br>
                      <br>
                      A Constituição  Federal, em seu artigo 226 §3º, reconhece a união estável como entidade  familiar e determina que a lei facilite a sua conversão em casamento.<br>
                      <br>
                      Via de conseqüência,  o Código Civil estabeleceu que tal conversão poderá ser feita mediante pedido  dos companheiros ao Juiz e assento no Registro Civil (art. 1.726).<br>
                      Importante ressaltar  que a convivência entre homem e mulher impedidos de casar nos termos do artigo  1.521 do Código Civil constituirá concubinato, e não união estável, portanto,  não caberá nesta hipótese tal conversão; A bem da verdade, em nenhum dos casos  em que haja impedimento poderá ocorrer a conversão.<br>
                      <br>
                      Os casos  supramencionados de impedimentos são: I- os ascendentes com os descendentes,  seja o parentesco natural ou civil; II- os afins em linha reta; III- o adotante  com quem foi cônjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante; IV- os  irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau  inclusive; V- o adotado com o filho do adotante; VI- as pessoas casadas; VII- o  cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio  contra o seu consorte.Saliente-se,  porém, que se um ou ambos os companheiros forem pessoa casada, (art. 1.521, VI  do CC), e se acharem separados de fato ou judicialmente poderão constituir  união estável; contudo, não poderão convertê-la em casamento. Diferentemente  das causas impeditivas do casamento, as suspensivas (art.1.523 CC) não  impedirão a caracterização da união estável. <br>
                      <br>
                      No Estado do Paraná,  os conviventes apresentarão requerimento de conversão em casamento acompanhado  de declaração de união estável, com a indicação da data de início da mesma, e  inexistência de impedimento para o matrimônio, para o Registrador Civil das Pessoas  Naturais de seu domicílio. <br>
                      <br>
                      O requerimento e os  documentos serão autuados como habilitação para casamento, devendo constar dos  editais que se trata de conversão de união estável em casamento. Desta  habilitação participará o Ministério Público para análise do aspecto formal, e  haverá encaminhamento posterior para a Vara de Registros Públicos para a  homologação.<br>
                      <br>
                      Decorrido o prazo  legal do edital e a homologação da habilitação, lavrar-se-á o assento da  conversão da união estável em casamento independentemente de ato de celebração  de matrimônio.<br>
                      <br>
                      O regime de bens  deverá ser indicado na declaração de união estável e, se não houver prévia  estipulação prevalecerá, no que&nbsp; couber,  o regime da comunhão parcial de bens.<br>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('casamento12');">
                  - Como Ratificar um casamento registrado sem regime de  comunhão?
              </a>
              <br>
              <div id="casamento12" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          Para  o caso de casamentos com regime de comunhão universal de bens lavrados depois  de 26/12/1977 (em virtude da Lei 6.515, que alterou o regime legal de comunhão  universal para o de comunhão parcial de bens), que não tenham escritura pública  de pacto antenupcial para adoção de supradito regime; o Estado do Paraná através da  Corregedoria-Geral de Justiça criou procedimento administrativo de ratificação  do regime escolhido, o qual suprirá a falta da aludida escritura.<br>
                          <br>
                          O requerimentos dos interessados deverá ser confeccionado sem ônus pelo Notário  ou Registrador que encaminhará o pedido para a Vara de Registros  Públicos.<br>
                      </p>
                  </blockquote>
</div>
              <br>
              <strong>REGISTRO DE OBITO</strong><br>
              <br>
              <a href="javascript: mostra('obito1');">
                  - O que é? Onde é feito? Quais documentos são  necessários?
              </a>
              <br>
              <div id="obito1" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <strong>
                      </strong><p><strong>
                          O que é?</strong><br>
                          <br>
                          O condão é o de  atestar oficialmente a morte de uma pessoa perante os órgão competentes, tal se  dá através da declaração de óbito. Sendo que quanto ao óbito, tanto o seu  registro, quanto a sua primeira certidão, têm gratuidade legalmente  estabelecida. (Lei Federal 9.534/1997).<br>
                          <br>
                          <strong>Como é feito?</strong><br>
                          <br>
                          O registro de óbito é  feito na Circunscrição do Ofício que atende à região onde a pessoa faleceu,  hospital ou residência. Deve ser feito imediatamente antes do sepultamento.  Sendo que o Oficial de Registro Civil deverá lavrá-lo mercê de atestado médico,  se houver; em não havendo, mediante duas pessoas devidamente qualificadas e que  tenham presenciado ou verificado a morte.
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('obito2');">
                  - O que é o Serviço Funerário Municipal?
              </a>
              <br>
              <div id="obito2" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          A  declaração poderá ser feita por meio de mandatário ou pelo Serviço Funerário do  Município, autorizando-os o declarante por documento escrito onde constem os  elementos necessários ao assento de óbito. Tal autorização será arquivada  juntamente com a Declaração de Óbito (D.O.)  na Serventia Registral.<br>
                          <br>
                          No caso específico do Município de Curitiba, há o Termo nº 17.258 de Ajuste de  Procedimentos Administrativos e de Registro Civil celebrado entre Município de  Curitiba, o Tribunal de Justiça a Corregedoria do Foro Extrajudicial da Capital  e o IRPEN, possibilitando que as declarações de óbitos das pessoas falecidas em  referido Município possam ser apresentadas, oficialmente, através do Serviço  Funerário do Município. <br>
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('obito3');">
                  - Quem é obrigado a fazer a declaração de Óbito?
              </a>
              <br>
              <div id="obito3" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          Consoante  o artigo 79 da Lei 6.015/73, são obrigados a fazer a declaração de  óbito:<br>
                          <br>
                          I- O chefe de família, a respeito de sua mulher, filhos, hóspedes, agregados e flâmulos; <br>
                          <br>
                          II- A viúva, a respeito de seu marido, e de cada uma das pessoas indicadas no  número antecedente;<br>
                          <br>
                          III- O filho, a respeito do pai ou da mãe; o irmão, a respeito dos irmãos, e  demais pessoas de casa, indicadas no nº I; o parente mais próximo maior e  presente; <br>
                          <br>
                          IV- O administrador, diretor ou gerente de qualquer estabelecimento público ou  particular, a respeito dos que nele faleceram, salvo se estiver presente algum  parente em grau acima indicado;<br>
                          <br>
                          V - Na falta de pessoa competente, nos termos dos números anteriores, a que  tiver assistido aos últimos momentos do finado, o sacerdote, o médico ou  vizinho que do falecimento tiver notícia; <br>
                          <br>
                          VI- A autoridade policial, a respeito de pessoas encontradas mortas.
                      </p>
                  </blockquote>
            </div>
              <br>
              <strong>CERTIDÕES</strong><br>
              <br>
              <a href="javascript: mostra('certidoes1');">
                  - O que é uma certidão?
              </a>
              <div id="certidoes1" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          Os atos procedidos pelo Oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais ficam  arquivados em livro próprio.<br>
                          <br>
                          As certidões têm a mesma validade do documento original.<br>
                          <br>
                          A certidão será lavrada em inteiro teor, resumo ou relatório, conforme quesitos  apresentados pelo interessado, com autenticação do Oficial Registrador ou seu  Substituto, não podendo ser retardada por mais de cinco dias  úteis.<br>
                          <br>
                          Caso haja dados que não possam ser mencionados, é vedada a certidão de inteiro  teor, exceto se houver ordem judicial em sentido contrário.<br>
                          <br>
                          Não será fornecida certidão de mandado judicial que determinou o registro da  sentença concessiva da adoção, e da certidão de nascimento informação alguma  poderá constar quanto à origem do ato, exceto por ordem judicial em sentido  contrário.<br>
                          <br>
                          Na certidão de casamento veda-se referência à legitimação de filho dele  decorrente, salvo ordem judicial em sentido contrário. &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <br>
              <a href="javascript: mostra('certidoes2');">
                  - Como é realizada?
              </a>
              <br>
              <div id="certidoes2" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          Consoante  já foi esclarecido, a certidão será lavrada em inteiro teor, resumo ou  relatório, conforme requerimento do interessado.<br>
                          <br>
                          Pode ser fornecida imediatamente, ou num prazo máximo de cinco dias úteis,  neste caso, há que ser protocolizada para que se possa verificar do cumprimento  ou não do prazo.
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('certidoes3');">
                  - O que é necessário para obter-se uma certidão?
              </a>
              <br>
              <div id="certidoes3" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          Essencialmente  necessita o Oficial de Registro de dados para que possa fornecê-la, dados esses  que têm que lhe ser fornecido pelo requerente ainda que alternativamente, quais  sejam: o número do livro, e, a página em que o ato se encontra; ou o nome completo  das partes que do ato constem; ou, ainda, uma certidão antiga (da qual possam  ser colhidos os dados supra).<br>
                          <br>
                          Assim, para obter uma certidão de nascimento, deve-se informar o nome da pessoa  registrada, a data de nascimento e os nomes de seus pais. É preciso saber onde  a pessoa nasceu para que com isso se possa ter um indicativo de em qual  Serventia ela está registrada. Se tiver a carteira de identidade da pessoa da  qual se solicita a certidão, tanto melhor, pois a pesquisa restaria imensamente  facilitada, haja vista que na identidade costuma ter o número do livro e da  folha de registro, bem como a Serventia em que o assento pode ser  encontrado.<br>
                          <br>
                          Para a certidão de casamento devem ser informados o nome do casal e a data do  casamento, além da localidade de celebração do casamento.<br>
                          <br>
                          Para a certidão de óbito informa-se o nome da pessoa que faleceu e a data do  seu falecimento. Também é importante saber onde a pessoa morreu para localizar  o Ofício de Registro Civil. &nbsp;
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('certidoes4');">
                  - Como obter uma 2ª via de certidão?
              </a>
              <br>
              <div id="certidoes4" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          Perfeitamente  possível é o fornecimento da segunda via de certidões, afinal de contas pessoa  alguma está livre da perda, em sentido amplo, da certidão originária. <br>
                          <br>
                          Quanto ao que é necessário para a solicitação, é exatamente igual ao que foi supra-explicitado  sob o título ?o que é necessário??
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>

              <br>
              <strong>LIVRO - E</strong><br>
              <br>
              <a href="javascript: mostra('livroE1');">
                  - Emancipaçåo
              </a>
              <div id="livroE1" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          A emancipaçåo                   é a aquisiçåo da plena capacidade civil pela                   antecipaçåo da idade legal habilitando a pratica                   de todos os atos da vida civil e irrevogável. Pode ser                   emancipada qualquer pessoa com idade entre 16 e 18 anos incompletos.<br>
                          Pode-se conceder a emancipaçåo por três formas:
                      </p>
                      <ul>
                          <li>
                              Pelos pais ou representantes legais do menor;
                          </li>
                          <li>
                              Por sentença judicial, sendo ouvido o tutor;
                          </li>
                          <li>
                              Por leis específicas: casamento, exercício                   de emprego público efetivo, colaçåo em grau                   superior ou estabelecimento com economia própria.
                          </li>
                      </ul>
                      <p>
                          Deve ser obrigatoriamente registrada no livro "E" para                   dar publicidade e autenticidade ao ato e surtir efeitos contra                   terceiros.
                      </p>
                      <p>
                          A emancipaçåo será registrada no cartório                   do Primeiro Oficio da comarca aonde os pais ou emancipado resida.
                      </p>
                      <p>
                          O registro será feito mediante trasladaçåo                   da sentença por ordem judicial ou mediante escritura pública,                   fazendo referências da data, livro, folhas e oficio em que                   for lavrada sem dependência em qualquer dos casos da presença                   de testemunhas, mas com assinatura do apresentante.
                      </p>
                      <p>
                          Após o registro da emancipaçåo será                   comunicado o cartório de nascimento para a necessária                   anotaçåo e cumprimento do artigo 106 Lei 6015/73.
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <br>
              <a href="javascript: mostra('livroE2');">
                  - Interdiçåo
              </a>
              <br>
              <div id="livroE2" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          A interdiçåo                   é a privaçåo judicial de alguém reger                   sua pessoa e bens podendo ser, plena (absoluta) ou limitada (relativa).
                      </p>
                      <p>
                          A sentença de interdiçåo é declaratória                   e, produz efeitos imediatos embora sujeita a recurso.
                      </p>
                      <p>
                          O registro da interdiçåo será feito no Livro                   E do Primeiro Oficio de Registro Civil da comarca mediante o documento                   legal expedido pelo juízo competente.
                      </p>
                      <p>
                          Após registrada a interdiçåo, será                   feita a comunicaçåo ao cartório de nascimento                   e casamento do interdito, para as anotações necessárias.
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('livroE3');">
                  - Registro de Ausência
              </a>
              <br>
              <div id="livroE3" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          A ausência caracteriza-se                   pelo abandono, há tempos do seu domicílio habitual,                   retirando-se para lugar remoto e nåo sabido, deixando seus                   bens ao desamparo, sem deixar procurador ou representante nem                   dar notícias de seu paradeiro, aquele que nåo está                   em local onde tem seu domicílio.
                      </p>
                      <p>
                          Declarado judicialmente ausente, ele passa a ser considerado incapaz                   e lhe é nomeado um curador.
                      </p>
                      <p>
                          O registro da ausência será feita no Livro E do Primeiro                   Oficio de Registro Civil da comarca mediante o documento legal                   expedido pelo juízo competente.
                      </p>
                      <p>
                          Após registrada a ausência, será feita a comunicaçåo                   ao cartório de nascimento e de casamento do ausente para                   as anotações necessárias.
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('livroE4');">
                  - Registro de Sentença
              </a>
              <br>
              <div id="livroE4" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          É o ato pelo                   qual registra-se uma sentença judicial.
                      </p>
                      <p>
                          No Estado do Paraná registra-se as Sentenças de                   Separaçåo e Divórcio de pessoas que se casaram                   em outras comarcas, quando aqueles assim o exigem antes de procederem                   a respectiva averbaçåo no casamento.
                      </p>
                      <p>
                          As sentenças såo registradas no Primeiro Ofício                   do Registro Civil da Sede da Comarca em que foram proferidas.
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('livroE5');">
                  - Opções de Nacionalidade
              </a>
              <br>
              <div id="livroE5" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          <strong>CONDIÇÕES:</strong>
                      </p>
                      <ol>
                          <li>
                              Nascimento ocorrido no exterior.
                          </li>
                          <li>
                              Ser filho de pai ou måe brasileiros.
                          </li>
                          <li>
                              Residir no Brasil.
                          </li>
                          <li>
                              Opçåo a qualquer tempo.
                          </li>
                      </ol>
                      <p>
                          A opçåo pela nacionalidade brasileira deverá                   ser requerida perante o juízo federal, que deferindo o                   pedido será expedido um mandado e o registro será                   lavrado no livro E do cartório do Primeiro Ofício                   de Registro Civil do domicílio do optante.
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <a href="javascript: mostra('livroE6');">
                  - Traslado
              </a>
              <br>
              <div id="livroE6" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          Os assentos de nascimentos,                   casamentos e óbitos de brasileiros em país estrangeiro,                   seråo considerados autênticos nos termos da lei do                   lugar em que forem feitos, legalizadas as certidões pelos                   cônsules ou, quando por estes tomados nos termos do regulamento                   consular. Esses assentos seråo trasladados no Livro E do                   Primeiro Ofício de Registro Civil do domicilio ou no Primeiro                   Oficio do Distrito Federal em falta de domicilio conhecido quando                   tiverem que produzir efeito no país.
                      </p>
                      <p>
                          Esses assentos såo requeridos diretamente ao oficial do                   Registro Civil competente, independentemente de intervençåo                   judicial, sendo necessário apenas o cumprimento dos requisitos                   como segue abaixo:
                      </p>
                      <a href="javascript: mostra('traslado1');">
                          - Traslado de Nascimento
                      </a>
                      <br>
                      <div id="traslado1" class="hidden">
                          <blockquote>
                              <p>
                                  <strong>Certidåo                 de Nascimento de Repartiçåo Estrangeira</strong>
                              </p>
                              <ol>
                                  <li>
                                      Certidåo de nascimento original do                   país de origem legalizada pelo Consulado do Brasil ou Embaixada.
                                  </li>
                                  <li>
                                      Traduçåo da certidåo                   feita por Tradutor Público Juramentado no Brasil e registrar                   no cartório de Títulos e Documentos
                                  </li>
                                  <li>
                                      Certidåo de nascimento do genitor brasileiro                   ORIGINAL ou CÓPIA AUTENTICADA.
                                  </li>
                                  <li>
                                      Prova de domicilio na capital em nome do pai                   ou måe da criança (conta de luz, telefone, gás)                   ORIGINAL ou CÓPIA AUTENTICADA ou declaraçåo                   com a qualificaçåo completa assinada pelo pai ou                   pela måe com firma reconhecida (Lei Federal n 7115                   de 29/08/1983).
                                  </li>
                                  <li>
                                      Requerimento para efetuar a transcriçåo                   nos termos do artigo 32 da Lei 6015/73 com firma reconhecida.
                                  </li>
                                  <li>
                                      O requerente da transcriçåo                   deverá trazer seu R.G. original
                                  </li>
                              </ol>
                              <p>
                                  <strong>Observaçåo:</strong> A legalizaçåo                   da certidåo de nascimento pelo Consulado do Brasil nåo                   é necessária quando nascimento ocorreu na França                   (Decreto Federal nº91207 de 29/04/1985).
                              </p>
                              <p>&nbsp;
                              </p>
                              <p>
                                  <strong>Certidåo de                 Nascimento do Consulado ou Embaixada do Brasil</strong>
                              </p>
                              <ol>
                                  <li>
                                      Certidåo de nascimento original expedida                   pelo Consulado ou Embaixada do Brasil;
                                  </li>
                                  <li>
                                      Prova de domicílio(vide acima item                   04 desta informaçåo).
                                  </li>
                                  <li>
                                      O requerente da transcriçåo                   deverá trazer seu Rg original.
                                  </li>
                              </ol>
                              <p>
                                  <strong>Atençåo:</strong> Na ausência do pai                   ou da måe da criança; estes poderåo ser representados                   por procuraçåo, devendo estar atualizada.
                              </p>
                              <p>
                                  <strong>Observaçåo:</strong> Se a procuraçåo                   for por instrumento particular deverá estar com firma reconhecida.
                              </p>
                          </blockquote>
                      </div>
                      <a href="javascript: mostra('traslado2');">
                          - Traslado de Casamento
                      </a>
                      <br>
                      <div id="traslado2" class="hidden">
                          <blockquote>
                              <p>
                                  De acordo com o artigo 1.544 do Código Civil o casamento                   de brasileiro, celebrado no estrangeiro, perante as respectivas                   autoridades ou os cônsules brasileiros, deverá ser                   registrado em 180 dias a contar da volta de um ou de ambos os                   cônjuges ao Brasil, no cartório do respectivo domicílio                   ou em sua falta no 1ºOfício da Capital do Estado                   em que passarem a residir.
                              </p>
                              <p>
                                  Documentos necessários:
                              </p>
                              <p>
                                  <strong>Certidåo de                 casamento de Repartiçåo Estrangeira</strong>
                              </p>
                              <ol>
                                  <li>
                                      Original de certidåo de casamento do                   país de origem com legalizaçåo do Consulado                   do Brasil ou Embaixada, e a respectiva traduçåo                   feita por Tradutor Público Juramentado no Brasil e registrar                   no Cartório de Títulos e Documentos.
                                  </li>
                                  <li>
                                      Certidåo de Nascimento da(s) parte(s)                   brasileira(s) com data atualizada de no máximo 6 meses                   para fins de cumprimento do artigo 106 da Lei 6015/73; ou cópia                   autenticada do certificado de naturalizaçåo.
                                  </li>
                                  <li>
                                      Prova de regime de bens expedida pelo Consulado                   do país de origem.
                                  </li>
                                  <!--</ol>-->
                                  <p>
                                      <strong>Observaçåo:</strong> Se o documento expedido                   pelo Consulado for no idioma do país de origem, o mesmo                   deverá ser traduzido por Tradutor Público juramentado                   e registrado em Cartório de Títulos e Documentos.
                                  </p>
                                  <!--<ol>-->
                                  <li>
                                      Comprovante de domicílio na capital                   em nome de um dos contraentes(conta de luz, telefone ou gás);                   ORIGINAL OU CÓPIA AUTENTICADA; ou declaraçåo                   com qualificaçåo completa assinada pelo contraente                   brasileiro com firma reconhecida.(Lei 7115 de 29/08/1983).
                                  </li>
                                  <li>
                                      Declaraçåo acerca de alteraçåo                   do nome dos cônjuges, se a circunståncia nåo                   for declarada na certidåo,( com a firma reconhecida.)
                                  </li>
                                  <li>
                                      Se houver casamentos anteriores no Brasil                   juntar a certidåo de casamento com a averbaçåo                   do divórcio ou prova de dissoluçåo do casamento                   por falecimento do ex-cônjuge, ORIGINAL OU CÓPIA                   AUTENTICADA, para as necessárias comunicações                   do artigo 106 da Lei 6015/73.
                                  </li>
                                  <li>
                                      Requerimento para efetuar a transcriçåo                   nos termos do Artigo 32 da Lei 6015/73 com firma reconhecida.
                                  </li>
                                  <li>
                                      Comprovante de um ou de ambos cônjuges                   da volta ao Brasil, ou declaraçåo com qualificaçåo                   completa e firma reconhecida.
                                  </li>
                                  <li>
                                      O requerente da transcriçåo                   deverá trazer seu RG original, juntamente com este informativo                   .
                                  </li>
                              </ol>
                              <p>
                                  <strong>Observaçåo:</strong> A legalizaçåo                   da certidåo de casamento pelo Consulado do Brasil nåo                   é necessária quando o casamento tiver sido realizado                   na França(Decreto Federal nº91207 de 29/04/1985).
                              </p>
                              <p>
                                  &nbsp;
                              </p>
                              <p>
                                  <strong>Certidåo de                 Casamento Expedida pelo Consulado do Brasil ou Embaixada</strong>
                              </p>
                              <ol>
                                  <li>
                                      Certidåo de casamento original expedida                   pelo Consulado ou pela Embaixada do Brasil.
                                  </li>
                                  <li>
                                      Juntar demais documentos citados nos itens                   2-4-6-7 e 8 constantes desta informaçåo.
                                  </li>
                                  <li>
                                      Os documentos dos itens 3 e 5 deveråo                   ser juntados se nåo constar estas informações                   na certidåo de casamento apresentada.
                                  </li>
                                  <li>
                                      O requerente da transcriçåo                   deverá trazer seu R.G. original, juntamente com este informativo                   .
                                  </li>
                              </ol>
                              <p>
                                  <strong>Atençåo:</strong> Os contraentes poderåo                   ser representados por procuraçåo, devendo esta ser                   atualizada.Se for por instrumento particular devera estar com                   a firma reconhecida . ( artigo 654 # 2ºdo Código                   Civil. )
                              </p>
                          </blockquote>
                      </div>
                      <a href="javascript: mostra('traslado3');">
                          - Traslado de Óbito
                      </a>
                      <br>
                      <div id="traslado3" class="hidden">
                          <blockquote>
                              <p>
                                  <strong>Certidåo de                 Óbito de Repartiçåo Estrangeira</strong>
                              </p>
                              <ol>
                                  <li>
                                      Certidåo de óbito original do                   país de origem legalizada pelo Consulado do Brasil ou Embaixada.
                                  </li>
                                  <li>
                                      Traduçåo da certidåo                   feita por Tradutor Público Juramentado no Brasil e registrar                   no cartório de Títulos e Documentos
                                  </li>
                                  <li>
                                      Certidåo de nascimento e, se for o                   caso, de casamento do falecido para cumprir o artigo 106 da Lei                   6015/73, ORIGINAL OU CÓPIA AUTENTICADA.
                                  </li>
                                  <li>
                                      Declaraçåo nos termos do Artigo                   80 da Lei 6015/73, assinada por parente mais próximo e                   maior do falecido com firma reconhecida.
                                  </li>
                                  <li>
                                      Declaraçåo do médico                   que atestou o falecimento contendo a "causa mortis"                   devidamente legalizada pela autoridade consular brasileira e traduzida                   por Tradutor público Juramentado e registrada em Cartório                   de Títulos e Documentos.
                                  </li>
                                  <li>
                                      Requerimento para efetuar a transcriçåo                   nos termos do artigo 32 da Lei 6015/73 com firma reconhecida.
                                  </li>
                                  <li>
                                      O requerente da transcriçåo                   deverá trazer seu RG original.
                                  </li>
                              </ol>
                              <p>
                                  <strong>Observaçåo:</strong> A legalizaçåo                   da certidåo de óbito pelo Consulado do Brasil nåo                   é necessária quando óbito ocorreu na França                   (Decreto Federal nº91207 de 29/04/1985). <strong><u>O documento                   do item 5 deve ser apresentado se nåo constar esta informaçåo                   na certidåo apresentada.</u></strong>
                              </p>
                              <p>&nbsp;
                              </p>
                              <p>
                                  <strong>Certidåo de                 Óbito do Consulado ou Embaixada do Brasil</strong>
                              </p>
                              <ol>
                                  <li>
                                      Certidåo de óbito original expedida                   pelo Consulado ou Embaixada do Brasil;
                                  </li>
                                  <li>
                                      Juntar os documentos necessários mencionados                   nos itens 3,4,5 e 6 desta informaçåo. <strong><u>O                   documento do item 5 deve ser apresentado se nåo constar                   esta informaçåo na certidåo apresentada.</u></strong>
                                  </li>
                                  <li>
                                      O requerente da transcriçåo                   deverá trazer seu RG original.
                                  </li>
                              </ol>
                              <p>
                                  <strong>Atençåo:</strong> Na ausência do                   parente mais próximo (item 4) este poderá ser representado                   por procuraçåo, devendo estar atualizada.
                              </p>
                              <p>
                                  <strong>Observaçåo:</strong> Se a procuraçåo                   for por instrumento particular deverá estar com firma reconhecida.
                              </p>
                          </blockquote>
                      </div>
                  </blockquote>
              </div>
              <br>
              <strong>RECONHECIMENTO DE FILHO</strong><br>
              <br>
              <a href="javascript: mostra('reconhecimento_filho');">
                  - Código                 Civil Brasileiro, Lei 8.069, de 13.07.1990 e Lei 8.560, de 29-12-1992
              </a>
              <div id="reconhecimento_filho" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          Os filhos, independentemente de havidos ou nåo da relaçåo de casamento, ou por adoçåo, teråo os mesmos direitos e qualificações, sendo proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à  filiaçåo (artigo 1596, do Código Civil).
                      </p>
                      <p>
                          O pai ou måe que nåo tiver reconhecido                   seu filho no termo do nascimento, poderá fazê-lo                   levando ao cartório:
                      </p>
                      <ul>
                          <li>
                              Comparecimento                   do pai e da måe ao cartório (obrigatoriamente) portando                   identidade;
                          </li>
                          <li>
                              Certidåo de nascimento                   da criança;
                          </li>
                      </ul>
                      <p>
                          O reconhecimento de filho será encaminhado ao Ministério                   Público e, posteriormente ao Juiz da Vara de Registros                   Públicos. Prazo previsto para estar pronto é de                   aproximadamente 15 dias.<br>
                      </p>
                      <p>
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
              <br><br>
              <strong>ADOÇÃO</strong><br>
              <br>
              <a href="javascript: mostra('adocao');">
                  - Código                 Civil Brasileiro, Lei 8.069, de 13.07.1990 (Estatuto da Criança                 e do Adolescente)
              </a>
              <div id="adocao" class="hidden">
                  <blockquote>
                      <p>
                          A adoçåo feita por nacionais e estrangeiros, para                     crianças (0 a 12 anos) e adolescentes (de 12 a 18 anos),                     era regida pela Lei 8.069, de 13.07.1990 - Estatuto e da Criança                     e Adolescência - e para os maiores de 18 anos pelo                     código civil de 1916.
                      </p>
                      <p>
                          Pelo novo código civil de 2002, a adoçåo                     passou a ser totalmente judicializada, ou seja, somente se processará                     em juízo, constituindo-se por sentença judicial,                     da qual caberá averbaçåo na margem do assento                     de nascimento dos pais biológicos, com expediçåo                     de certidåo em nome dos pais adotivos, sem fazer mençåo                     ao tipo de filiaçåo.<br>
                      </p>
                  </blockquote>
              </div>
                            </div>
                      </div>
                    </div>
                </div>
            </div>


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        </div>
    </body>
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