12/12/2024 09:18 - Fonte: Assessoria de comunicação Arpen/PR
Registradores e notários de serventias de todo o estado foram agraciados com Menções Honrosas em reconhecimento à excelência nas atividades registrais e notariais, durante cerimônia promovida pela Alep
Nesta segunda-feira (09/12), o Plenário Deputado Waldemar Daros da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) recebeu registradores e notários de serventias de todo o estado para a cerimônia de Menções Honrosas. O evento reconheceu os excelentes serviços prestados à sociedade pelos cartórios premiados com o Selo Diamante no Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA), edições 2023 e 2024.
A homenagem, promovida pelos deputados Alexandre Curi e Maria Victoria, destacou a eficiência e qualidade dos serviços prestados pelas serventias. Durante a cerimônia, diplomas de Menções Honrosas foram entregues aos representantes das unidades premiadas. Para Maria Victoria, o evento é um gesto de reconhecimento pela excelência dos trabalhos realizados, refletindo a importância do setor extrajudicial para a cidadania. “Os cartórios do Paraná são referência nacional e, por isso, merecem essa justa homenagem pela dedicação e por estarem presentes em todos os momentos de nossas vidas, desde o nascimento até o óbito”, afirmou a parlamentar.
Os cartórios homenageados estão entre os mais premiados do Brasil. No Paraná, 24 serventias foram reconhecidas no PQTA, sendo 13 na categoria Diamante, 7 na categoria Ouro e 4 na categoria Prata. Entre os cartórios premiados com o Selo Diamante estão:
- Serventia de Registro Civil das Pessoas Naturais de Alto Paraná
- Serventia de Registro Civil das Pessoas Naturais de Rio Claro
- Tabelionato de Notas de Almirante Tamandaré
- Registro de Imóveis e Tabelionato de Notas de Piraquara
- 1° Registro de Imóveis de Cascavel
- 1° Registro de Imóveis de Ponta Grossa
- Registro de Imóveis de Barbosa Ferraz
- 1° e 2° Registro de Imóveis de Londrina
- Tabelionato de Notas da Comarca de Matinhos
- 2° Tabelionato de Notas de Paranaguá
Mariana Pozenato Martins, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR), destacou o ineditismo e a importância da homenagem: “É a primeira vez que a Assembleia abre as portas para homenagear os cartórios. Este é um reconhecimento que valoriza a dedicação de cada profissional do setor e reforça nosso compromisso com a excelência”.
Mariana e Maria Victoria também ressaltaram os rigorosos critérios necessários para a obtenção do Selo Diamante, que incluem alcançar 94% de conformidade em gestão, inovação e atendimento, além de regularidade fiscal e certificações relacionadas à saúde e segurança ocupacional.
Durante o evento, foram relembradas iniciativas recentes realizadas em parceria entre o setor extrajudicial e a Alep, como o acordo para regularização fundiária urbana em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a criação de cartilhas e ações para facilitar a titulação de imóveis nos 399 municípios do estado e o lançamento das Autorizações Eletrônicas de Doação de Órgãos (AEDO).
A cerimônia contou com a presença de representantes das principais entidades do setor registral e notarial, como:
- Cesar Augusto Machado de Mello, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Paraná (Arpen/PR);
- Daniel Driessen Junior, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR);
- Luiz Flávio Fidelis Gonçalves, presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar);
- Rogério Portugal Bacellar, presidente da Anoreg/BR, que participou virtualmente.
“Essa homenagem é um marco para o Paraná. Reconhecer os cartórios com o Selo Diamante reafirma nosso compromisso com a população paranaense e com o Poder Judiciário. Isso garante excelência no atendimento e qualidade dos serviços, proporcionando segurança jurídica. É uma honra estar aqui hoje e ver nossos colegas sendo reconhecidos por este trabalho excepcional”, declarou Cesar Augusto Machado de Mello, presidente da Arpen/PR.
Fonte: Assessoria de comunicação Arpen/PR