10/12/2024 09:30 - Fonte: TJPR
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) definiu, na segunda-feira (9/12), o nome de dois novos desembargadores para a Corte. Em sessão do Tribunal Pleno, o juiz Belchior Soares da Silva foi promovido ao cargo máximo da magistratura estadual pelo critério de antiguidade. Já a juíza de Direito substituta em 2º grau Dilmari Helena Kessler foi promovida pelo critério de merecimento. As promoções decorrem das aposentadorias dos desembargadores José Carlos Dalacqua e Shiroshi Yendo.
A nova desembargadora Dilmari Helena Kessler foi promovida a partir da lista de promoção por merecimento formada apenas por mulheres. A lista exclusiva feminina segue a normativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir da alteração da Resolução nº 106 de 2010, que incentiva a promoção da equidade de gênero nos tribunais de 2º grau.
Na sessão de segunda-feira, também foi escolhido um novo nome para compor a lista tríplice na próxima eleição. Entre as 16 magistradas avaliadas pelos atuais desembargadores do TJPR, a juíza de Direito substituta em 2º grau Jaqueline Allievi recebeu a maior nota: 98,55.
A pontuação é formada a partir de avaliação pelos critérios de desempenho (aspecto qualitativo da prestação jurisdicional), produtividade (aspecto quantitativo da prestação jurisdicional), presteza no exercício das funções e aperfeiçoamento técnico.
Fonte: TJPR