14/08/2024 11:15 - Fonte: Assessoria da Imprensa/Arpen/PR
O Cartório do Bacacheri, localizado na Avenida Paraná, 1.330, em Curitiba, foi fundado em 1967 e tem desempenhado um papel importante na vida dos curitibanos com seus serviços, como registros de nascimentos, casamentos e óbitos. Além disso, oferece também serviços de tabelionato de notas, essenciais para garantir a validade jurídica de documentos e contratos. São atendidas em média 250 a 300 pessoas por dia no cartório, no mês de julho de 2024, foram realizados mais de seis mil atendimentos.
A tabeliã Bettina Amorim, responsável pelo cartório desde janeiro de 2023, comentou que uma de suas prioridades é valorizar o crescimento profissional dos seus quase 30 colaboradores. Com dedicação ao aprimoramento contínuo, tanto pessoal quanto dos funcionários, o cartório oferece, além de palestras e cursos, oportunidades de desenvolvimento. Neste semestre, por meio de um convênio, dois colaboradores receberam o curso de Direito de forma inteiramente gratuita, possibilitando o início de suas trajetórias jurídicas. Bettina demonstra compromisso com o desenvolvimento e capacitação da equipe, criando um ambiente seguro e confortável para todos.
O Cartório do Bacacheri não é apenas um local de registro, mas também um espaço comunitário ativo. Entre as curiosidades, destaca-se a presença de dois Juízes de paz – o Pastor Jairo Porto Alegre e Dr. Robson Borges – que realizam cerimônias de casamento civil no próprio cartório. Ambos contribuem para a tradição e credibilidade da instituição; com 30 anos de serviço, Pastor Jairo, por exemplo, já realizou casamentos de pais e, recentemente, dos filhos desses casais.
Além de registrar momentos que serão guardados para o resto da vida, o Cartório do Bacacheri se empenha em oferecer um ambiente que valorize tanto a tradição quanto a inovação. Diariamente os usuários buscam os serviços de atualização de documentos como as certidões de casamento, nascimento ou óbito, mas não para somente nisso, as retificações de nome, adequação de nome e gênero para pessoas transgênero, registro de nascimento, habilitação de casamento ou declaração de óbito, são alguns dos outros atos prestados pelo cartório.
Bettina ressaltou que, além das funções tradicionais, o cartório está sempre atualizado com as melhores práticas e tecnologias para garantir um atendimento eficiente e acessível. As redes sociais do cartório informam os melhores horários para atendimento, evitando filas e otimizando o tempo dos usuários. Além disso, o cartório disponibiliza canais de atendimento online, como e-mail, telefone e WhatsApp, facilitando a comunicação para todos, além de realizarem pesquisa de satisfação com os usuários e atingir um alto índice na pesquisa.
“Desde que ingressei e assumi o Serviço Distrital do Bacacheri, muitos desafios já foram vencidos com êxito. Realizamos a modernização da estrutura, a digitalização integral do acervo, desde 1967, constantemente fazemos capacitação da equipe, pois eu acredito que é fundamental para que os serviços sejam prestados com qualidade. Nós buscamos sempre proteger as informações e por isso nos adequamos as normas e atualizações legislativas notarial e registrais, meu objetivo, como gestora da serventia é garantir o acesso, justiça e inclusão a todas as situações que chegam até nós, aqui”, informa Bettina.
Desde o início de sua gestão, Bettina tem promovido melhorias no cartório, desde novas formas de atendimento até pintura, reforma da fachada e criação de um espaço kids. Com décadas de história, o cartório possui um arquivo que passa por higienização, melhorias e, quando necessário, reforma de materiais, com registros desde agosto de 1967. A visita ao Cartório do Bacacheri é um exemplo do valor e das tradições que ajudam a moldar a comunidade curitibana.
Fonte: Assessoria da Imprensa/Arpen/PR