07/12/2023 20:00 - Fonte: Assessoria de Comunicação Arpen/PR
Cesar Augusto Machado de Mello, titular do Registro Civil de Prudentópolis (PR), foi eleito por aclamação como novo presidente da entidade
A diretoria eleita para conduzir a Associação do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen/PR) tomou posse nesta quinta-feira (07.12), durante Assembleia Geral Ordinária, realizada em Curitiba (PR).
Cesar Augusto Machado de Mello, titular do Registro Civil de Prudentópolis (PR), foi eleito, por aclamação, novo presidente da Arpen/PR para triênio 2024/2027, com a chapa Valorização RCPN. Cesar é registrador civil desde 2017, aprovado no 2º Concurso do Foro Extrajudicial do Paraná.
“Estou muito feliz e agradecido pela confiança dos colegas. Vou iniciar essa nova gestão e gostaria de informar aos colegas que vamos buscar cada vez mais a valorização do registrador civil, para que continuemos sendo reconhecidos em todas as cidades do Paraná”, ressaltou o novo presidente eleito. “O registrador civil hoje é uma peça muito importante para a sociedade”.
Em seu discurso, o novo presidente afirmou que seu compromisso será com as pautas já iniciadas na gestão anterior, como a relação com o Tribunal de Justiça, e citou algumas de suas metas. “Temos muitos projetos e ideias, que continuam na linha da gestão anterior. Além disso, vamos dividir o Paraná por regiões e fazer Seminários nas diversas localidades para estarmos sempre próximos dos colegas e com as ideias alinhadas”, completou.
Na oportunidade, Cesar ressaltou a escolha do nome e composição da chapa, como principal objetivo de sua gestão, a de valorizar o Registro Civil das Pessoas Naturais, bem como os registradores.
Mateus Afonso Vido da Silva fez uma retrospectiva de sua gestão, ressaltando todos os eventos em que participou e as principais trabalhos em prol da classe durante este período. Ao abordar o Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpen) e todas as conquistas, destacou o aumento de 50% da arrecadação, a renda mínima de 10 salários-mínimos no Estado e o convênio com a Defensoria Pública do Paraná e com o Programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).
Mateus destacou que encerra sua gestão cumprindo os propósitos que alinhavou em sua posse como presidente, principalmente a de trabalhar ao lado do Funarpen para o ressarcimento dos atos gratuitos e também o aumento da renda mínima, algo que vislumbrou em 2021.
“Nossa gestão se encerra com diversos avanços, com a renda mínima e aumento dos ressarcimentos, além dos convênios com a Defensoria Pública e o Justiça no Bairro, para o fortalecimento da nossa atividade e do Registro Civil. Seguimos firmes e fortes para o próximo ano”, declarou.
Prestigiando a posse do novo presidente, compareceram à cerimônia os demais membros que compõe a nova gestão da Arpen/PR, além de diversos registradores civis que estão a um longo período na atividade, e também aqueles que assumiram recentemente as serventias de registro civil no estado.
Veja a composição da nova diretoria para o triênio 2024/2027, chapa Valorização RCPN:
Diretoria Executiva
Presidente: Cesar Augusto Machado de Mello
1º Vice-Presidente: Ricardo Augusto de Leão
2º Vice-Presidente: Mateus Afonso Vido da Silva
3º Vice-Presidente: Mariana Vida Piedade
1º Secretário: Nara Darliane Dors
2º Secretário: Amanda Harter Balladares
1º Tesoureiro: Rodrigo Camargo
2º Tesoureiro: Thaís Bosio Cappi
Conselho Fiscal
Cid Rocha Júnior
Maurício Tezolin
João Paulo Machado Piratelli
Suplente: Willian de Freitas Melim
Diretoria Técnica
Diretora Acadêmica: Maria Fernanda Meyer Dalmaz
Diretora de Assuntos Jurídicos: Bettina Augusta Amorim Bulzico
Diretor de Assuntos Políticos: Paulo Roberto Vasconcelos Filho
Diretora Social e de Eventos: Maria Regina Pereira Boeira
Conselho Superior
Arion Toledo Cavalheiro Júnior
Dante Ramos Júnior
Elisabete Regina Vedovatto