03/02/2017 09:53 - Fonte:
O desembargador Renato Bettega tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) nesta quarta-feira (1º). O magistrado foi eleito em novembro de 2016, e o mandato é de dois anos.
O presidente do TJ-PR é quem pode substituir o governador do estado, no caso de impossibilidade do vice-governador e do presidente da Assembleia Legislativa. É ele o responsável por gerir o orçamento do órgão, autorizar concursos públicos, nomear novos servidores, entre outras funções.
Além disso, a nova direção do Tribunal de Justiça vai ter a responsabilidade de decidir o futuro das operações Publicano, Quadro Negro e Diários Secretos - que investigam casos de corrupção dentro da administração pública.
Além Bettega, também tomaram posse os eleitos para a Mesa Diretora:
1° Vice-Presidente
Arquelau Araújo Ribas
2° Vice-Presidência
Lídia Maejima
Corregedor-Geral da Justiça
Rogério Luis Nielsen Kanayama
Corregedor
Mário Helton Jorge
Ouvidora-Geral
Lenice Bodstein
Ouvidora-Substituta
Ana Lúcia Lourenço
Conselho da Magistratura
Maria Aparecida Blanco de Lima, Luiz Osório Moraes Panza, Fabio Haick Dalla Vechia e Ana Lúcia Lourenço foram eleitos por antecipação ao Conselho da Magistratura por serem candidatos únicos.
Perfil do presidente
Renato Braga Bettega nasceu no dia 6 de novembro de 1948, em Curitiba. Ele se formou em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no ano de 1972, e em administração de empresas pela FAE, em 1977.
O novo presidente do TJ-PR é mestre em ciências jurídicas pela daculdade de direito da Universidade Clássica de Lisboa (Portugal). Ingressou na Magistratura do Paraná em 1980, exercendo atividades funcionais nas Comarcas de Paranaguá (substituto), Capanema (regime de exceção), Formosa do Oeste, Reserva, Rio Negro, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.
Desde 1991, está ma Comarca de Curitiba, tendo sido juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça na gestão do desembargador Ronald Accioly Rodrigues da Costa. Recebeu, na condição de representante da Magistratura paranaense, os títulos de Cidadão Honorário do Município de Reserva e Vulto Emérito da Cidade de Curitiba.
Renato Braga Bettega foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em 23 de março de 2007 e eleito para o cargo de 1° Vice-Presidente em no dia 31 de novembro de 2014.