08/11/2016 16:56 - Fonte:
Entre os dias 3 e 5 de novembro, o Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR) realizou 325 casamentos em diferentes cidades da região central do Estado do Paraná: Paulo Frontin, Cruz Machado, Nova Tebas, Tuneiras do Oeste, Itaguajé, Santo Inácio e Colorado. O Dia do Sim integra o Projeto Irpen na Comunidade, desenvolvido pela entidade.
Além de realizar os casamentos comunitários, o Instituto prestigiou o trabalho dos Oficiais de Registro Civil de cada um desses municípios.
Paulo Frontin
A primeira ação teve início no dia 3 de novembro pela manhã, quando foram realizados 35 casamentos no Clube Beneficente Recreativo União Frontinense. Foram 24 casais da cidade de Paulo Frontin e 11 casais do distrito Vera Guarani.
Participaram do casamento coletivo o Oficial, Ladislau Alberto Brzezinski; o prefeito municipal, Jamil Pech; e o presidente do Legislativo João Davies, e o juiz de Direito da Comarca de Mallet, Ítalo Mario Bazzo Júnior e o juiz de Paz, João Donato Chojnacki.
O prefeito destacou a importância do Dia do Sim. “Hoje é um dia especial. Estou muito feliz que pela primeira vez um evento desse porte está acontecendo em nossa comunidade. Desejo para todos os casais sorte e felicidade”. O juiz de Direito, ítalo Mario Bazzo Júnior, deixou uma mensagem. “Hoje vocês passam formalmente a ter uma vida como casais. Agora, vocês terão os mesmos objetivos. Sejam felizes e sirvam de exemplos para os seus filhos e para a sociedade”, falou.
Cruz Machado
Foram realizados 49 casamentos na cidade de Cruz Machado. Participaram do evento o presidente do Irpen-PR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior; o Oficial do Registro Civil, Rolf Konell; o juiz de Paz, Sidnei Slonski; o presidente da Câmara Municipal, Lauro Maron e a secretária da Assistência Social, Michele Schors.
O Oficial do Registro Civil, Rolf konell destacou a importância da ação. “Divulgamos o Dia do Sim com os cartazes pela cidade, além de veicular nas rádios comunitárias. Tivemos uma grande procura. Nota-se que a maioria já convive em união estável e hoje vão oficializar o casamento”. Arion Toledo agradeceu a ajuda da prefeitura. “Administração pública é importante para a realização de um evento, porque sem o auxílio da assistência social da cidade não conseguiríamos concretizar tão bem este projeto”.
Nova Tebas
Já no dia 4 de novembro foram realizados 47 casamentos no município de Nova Tebas. Este é o segundo evento realizado pelo Irpen-PR na cidade, já que no ano passo foram realizados 48 casamentos. Participaram do casamento coletivo o presidente do Irpen-PR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, o Oficial, Alessandro Augusto de Araújo; a prefeita, Heloisa Ivaszek Jensen; a juíza de Direito, Amanda Vaz Cortesi Von Bahten e a secretária da Assistência Social, Roseli Aparecida Godoi Rodrigues.
A prefeita parabenizou o Irpen-PR pelo importante trabalho “Quero agradecer esta equipe que no ano passado se comprometeu a trazer este projeto novamente para a nossa cidade”. A juíza, Amanda Bahten emocionada, falou sobre o Dia do Sim. “O dia de hoje é sem qualquer sombra de dúvidas a concretização de um sonho. Eu estou muito contente em poder participar desse sonho com os senhores. Confesso que não é uma tarefa muito fácil celebrar casamentos. Mas por outro lado, poder compartilhar desse momento especial é muito gratificante”.
Tuneiras do Oeste
Na cidade de Tuneiras do Oeste foram 30 casamentos realizados no Salão Paroquial. Participaram da cerimônia o presidente do Irpen-PR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior; o Oficial Claudeno Izaltino Tiviroli; o prefeito do município, Luiz Antonio Lraus; o juiz de Paz, Leocádio Alves de Lima; e o presidente da Câmara Municipal, João Roberto Batista.
Arion agradeceu o Oficial Claudeno por ter apoiado o evento. “Eu quero agradecer de uma forma muito especial uma pessoa que trouxe esse projeto para Tuneiras do Oeste.
Chamamos este projeto de Dia do Sim, mas quem falou o primeiro sim foi Claudeno. Ele e sua equipe do cartório organizaram todo o casamento”, comenta.
Irene Gomes dos Santos, 62 anos, se casou com Benedito Carlos de Souza, 74 anos. Emocionada falou sobre o sonho que acabou de se tornar realidade. “Estamos juntos há 15 anos. Eu sempre desejei me casar, mas nunca surgia essa oportunidade. Hoje é a realização de um sonho poder, entrar no Salão Paroquial e oficializar a minha união”.
Itaguajé
No dia 5 de novembro pela manhã foi a vez da cidade de Itaguajé receber o projeto Dia do Sim e realizar 32 casamentos. Estiveram presentes o presidente do Irpen-PR; a Oficiala Heloisa Coutinho Barros; o prefeito municipal Jairo Augusto Parron; a secretária da Assistência Social, Tania Parron e a juíza de Direito, Maria de Lourdes Araújo Cavalcanti Mundim.
Heloisa destacou que a maioria dos casais já conviviam em união estável. “Para uma cidade de aproximadamente quatro mil habitantes, tivemos um número muito grande de pessoas interessadas. O projeto é muito importante, porque somos uma cidade carente e a maioria dos casais já morava juntos, mas não possuíam condição de realizar uma cerimônia como a de hoje”. O presidente do Irpen-PR deixou uma dica para os casais. “Em um casamento você não dever buscar fazer a sua felicidade, mas sim a felicidade de quem você ama, este é um dos segredo do casamento. Se a pessoa que está ao seu lado não é feliz não tem como você ser também”.
Nesta semana o único casamento homoafetivo realizado pela equipe do Irpen foi a de Djeni Oliveira de 21 anos e de Michele Consino de 31 anos. Djeni falou sobre o motivo de oficializar a união “Hoje é um dia especial, moramos juntos há dois anos. Ficamos sabendo pela assistência social e na hora quisemos oficializar”, afirmou.
Santo Inácio
Foram realizados 50 casamentos no Salão Paroquial de Jaguapitã. Participaram do evento o presidente do Irpen-PR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior; a Oficiala do Registro Civil da cidade, Simone Ferraz Simoni Marques; o prefeito municipal, Valdir Antônio Turcato; o presidente da Câmara Municipal, Edilson Marafzon; e a juíza de Direito, Maria de Lourdes Araújo Cavalcanti Mundim.
A Oficiala do Cartório de Registro Civil ficou surpresa pelo resultado da celebração. “A procura foi muito grande. Colocamos os cartazes que foram enviados pela equipe e também divulgamos nas rádios e igrejas. O salão está lindo. Recebi a ajuda da Prefeitura e da Assistência Social para decorar o local. Estou muito feliz!”, afirmou. Arion deixou uma mensagem aos noivos. “A aliança é feita de ouro para nunca perder o seu valor e o brilho. É isso que eu e a equipe do Irpen desejamos a vocês, que os casamentos de todos nunca percam o seu verdadeiro valor e o seu brilho”.
Colorado
Encerrando esta etapa do projeto Irpen na Comunidade, foram oficializados 81 casamentos no município de Colorado. Foram 76 casais da cidade de Colorado e 5 casais do distrito de Alto Alegre.
Estiveram presente o presidente do Irpen-PR; Arion Toledo Cavalheiro Júnior, a Oficiala do Registro Civil de Colorado, Eunice Leandro Mariusso Lesse; a Oficiala do Registro Civil de Alto Alegre, Juliana Carla Novello Bernardo; o prefeito municipal, Joaquim Horácio Rodrigues e a juíza de Direito, Maria de Lourdes Araújo Cavalcanti Mundim.
O prefeito agradeceu a todos que cooperaram para realização do casamento coletivo e ao coral da cidade “Som Maior” que fez uma apresentação especial aos noivos. “Quero agradecer a todos que se esforçaram para tornar esse dia tão especial. Eu e a minha esposa também nos casamos em um casamento comunitário, então sei da importância de um evento como este”.
A juíza de Direito, Maria de Lourdes Mundim, realizou os casamentos nas cidades de Itaguajé, Santo Inácio e Colorado. Essas três cidades possuem alto índice de violência contra as mulheres, por este motivo, a magistrada aproveitou a oportunidade para realizar palestras com os novos casais. “Estou honrada e feliz em realizar tantos casamentos. Agradeço a equipe do Irpen pela parceria e espero que ela dure por muitos anos”.
Em todas as cidades em que foi realizado o Dia do Sim o presidente do Irpen-PR, Arion Toledo deixou uma mensagem para conscientizar a população em relação ao câncer de próstata. Ele é toda equipe usou uma camiseta azul em homenagem a campanha “Novembro Azul”.