28/03/2016 15:59 - Fonte:
Curitiba (PR) – Na manhã desta segunda-feira (22.02), o Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR) assinou um convênio com a Procuradoria Geral do Estado do Paraná, que permite que os procuradores paranaenses acessem o banco de dados do Portal e-certidões.
O e-certidões é um serviço online criado para facilitar a solicitação da 2ª via de Certidões de Nascimento, Óbito e Casamento via internet a cartórios cadastrados no sistema. O objetivo do portal é facilitar, agilizar e antecipar o tempo do cidadão que busca os serviços nos cartórios (Serventias), além de melhorar a comunicação e o atendimento dos cartórios.
O presidente do Irpen-PR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, esteve presente na assinatura do acordo e acredita que convênios e parcerias com órgãos públicos fortalecem o trabalho do registrador civil. “Nossa ideia é que esse banco de dados seja útil tanto para a população, quanto para o Poder Público, pois sabemos que a consulta deles tem uma importância fundamental”, afirmou Arion.
O registrador explicou ainda como funcionará o convênio. “Com esse termo, a procuradoria terá muito mais agilidade nos procedimentos que realiza, além de diminuir o ajuizamento de várias ações. Antes, a procuradoria ajuizava a ação de execução fiscal e depois de um tempo descobria que a pessoa já era falecida. Agora, com o acesso ao e-certidões, eles poderão verificar os dados de óbitos antes de abrir qualquer processo”, explicou o presidente.
Participaram também da assinatura do convênio o Procurador Geral do Estado do Paraná, Dr. Paulo Sergio Rosso, e a Procuradora do Estado do Paraná, Dra. Letícia Ferreira da Silva.