Mais de 85 casais participaram da cerimônia, realizada no Clube União Vila Prohmann e que reuniu autoridades políticas, jurídicas e lideranças religiosas
89 casais são-mateuenses oficializaram sua união na manhã da última sexta, 30, durante o casamento comunitário promovido pelo Cartório de Registro Civil de São Mateus do Sul, em parceria com o Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen) e a prefeitura.
A cerimônia aconteceu no Clube União Vila Prohmann e reuniu autoridades políticas, jurídicas e lideranças religiosas do município. A ação aconteceu através do projeto “Irpen na Comunidade”, que realiza uma série de ações sociais de inclusão, como a regularização do estado civil de casais que já convivem juntos em diversas cidades paranaenses, com o apoio de prefeituras e cartórios locais.
“Estamos levando cidadania para as pessoas de todo o Paraná”, explica a diretora do Irpen, Elizabete Regina Vedovatto. “Os casamentos comunitários regularizam a situação de muitos casais que estão em união estável. A união estável não traz os benefícios e direitos que a certidão de casamento traz, e isso é muito importante”.
Em sua fala durante a cerimônia, o prefeito Clovis Ledur parabenizou os casais e exaltou o trabalho do Cartório e do Irpen para a realização do evento. Ele destacou a importância da certidão de casamento para a garantia de diversos direitos e exaltou a importância da família. “A família é a célula mais importante da sociedade. De forma comunitário, vocês estão compartilhando hoje um dos momentos mais importantes de suas vidas”.
Compuseram a mesa de autoridades do casamento comunitário, além do prefeito e da diretora do Irpen; o Juiz de Paz Alvino Skrepetz; o Juiz de Direito de São Mateus do Sul, André Olivério Padilha; as secretárias municipais de Assistência Social, Marina Ledur; e de Casa Civil, Fernanda Garcia Sardanha; o pastor da Assembleia de Deus, Oswaldo Rodrigues de Jesus; e Cristiane Picheth, do Cartório de Registro Civil do município.