O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) vai realizar no próximo fim de semana, dias 17 e 18, audiências de conversão de união estável em casamento para 300 casais residentes em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
A cada dia, serão atendidos 150 casais, a partir das 9h, no Fórum de São Gonçalo, localizado na Rua Dr. Getúlio Vargas, 2.512, em Santa Catarina. A entrega das certidões de casamento ocorrerá em uma cerimônia marcada para o dia 27 de novembro, às 18h, no Clube Esportivo Mauá, no bairro Estrela do Norte, também em São Gonçalo, com a presença de juízes e religiosos.
O evento é uma parceria do TJRJ com a prefeitura do município. O casamento é gratuito, destinado a casais que já vivem juntos, sem terem legalizado a união pela impossibilidade de arcar com as custas judiciais.
As audiências de conversão terão início com palestras da juíza Márcia Alves Succi, da 3ª Vara de Família de São Gonçalo e coordenadora do projeto Casamento Comunitário na região. O projeto conta ainda com os juízes de São Gonçalo Thereza Cristina Nara de Fontoura Xavier, da 4ª Vara de Família; Adillar dos Santos Teixeira Pinto, da 5ª Vara de Família; Jussara Maria de Abreu Guimarães, juíza regional em exercício na 1ª Vara Cível de São Gonçalo; Euclides de Lima Miranda, da 3ª Vara Cível; Larissa Pinheiro Schueler, da 4ª Vara Cível; e Fabiano Reis dos Santos, da 8ª Vara Cível.
PC/SF