O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresenta, nesta sexta-feira (4), o Sistema Nacional de Informações do Registro Civil (Sirc) para representantes de cartórios de Alagoas. Segundo Geraldo Henrique, chefe da Seção de Administração e Informações de Segurados, cerca de 80 representantes comparecerão a reunião, que começará as 9h, no auditório do edifício Sede do INSS, localizado na Rua Engenheiro Gonçalves Menezes, nº 149, Centro.
Na manhã desta quinta-feira (3) o Sirc foi apresentado aos representantes de 40 cartórios do estado.
O Sirc tem por finalidade captar, processar, arquivar e disponibilizar dados relativos a registro de nascimento, casamento, óbito e natimorto, produzidos pelas serventias de registro civil de pessoas naturais. Por meio dele será possível unificar as informações de registro de nascimento, casamento e óbito para vários setores do Governo Federal.
Esse novo sistema servira para facilitar o acesso e dar mais segurança e velocidade às informações para o sistema público, principalmente da Previdência Social. Dessa forma, pode-se evitar fraudes e erros, já que o servidor terá acesso a todas essas informações de forma instantânea, ao acessar o sistema.
Dentre os erros mais comuns do antigo sistema de informações de óbitos (Sisobi) estão datas de óbito e nascimento iguais, CPF iguais do declarante e do falecido, que caso não sejam verificadas levam ao cancelamento do benefício.
A implantação do Sirc agilizará o acesso às informações e as tornará mais confiáveis. O Sisobi é alimentado por formulários impressos em papel ou gravados em meio eletrônico e em alguns casos os óbitos não são informados. Com o Sirc os cartórios digitarão as informações de óbito on line.
Os cartórios terão até o dia 12 de outubro para começar a utilizar o sistema.