14/08/2015 16:53 - Fonte: TJ-AL
Ana Celija dos Santos, 21 anos, e Leandro Fernando da Silva, de 20, estão juntos há dois anos. A forma que se conheceram, como disse Leandro, é uma prova de que o amor é cego e pode acontecer a primeira vista. “Eu estava passando e a vi na porta de casa, com a perna quebrada. Senti o coração bater, mas não acreditei na relação, já que não tínhamos qualquer intimidade”, revelou o noivo, que decidiu oficializar a união com Ana Celija na tarde desta quinta-feira (13), em casamento coletivo realizado no município de Rio Largo.
A cerimônia, fruto de parceria entre o Projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), e o Centro de Assistência Social da Assembleia de Deus do município (Casadril), foi comandada pelo magistrado André Gêda Peixoto Melo, coordenador do Projeto, e pelo pastor Arnóbio Tavares Lima. 53 casais oficializaram a união.
Leandro e a noiva eram só alegria minutos antes da cerimônia. Questionado sobre os planos para depois do casamento, o jovem disse que tudo se resume em felicidade e aproveitou o momento para declarar o amor que sente. “É um dia muito especial pra gente que é noivo. Quero ser feliz e ter muitos filhos. Estou muito seguro porque ela é a mulher da minha vida. Eu a amo”, revelou.
De acordo com o magistrado André Gêda, a legalização da união perante à Justiça é importante porque garante direitos e cidadania aos casais. Ele ressaltou ainda que a ação só reforça a missão da gestão do presidente do TJ/AL, desembargador Washington Luiz Damasceno, em aproximar a Justiça da Sociedade.
Maria Adriana dos Santos tem 32 anos. Ela também aproveitou a oportunidade para trocar as alianças com Sandro Gomes de Oliveira, de 21. Eles estão juntos há 4 anos e diferença de idade, segundo ela, pesou na hora de assumir a relação. “Esse dia é muito importante porque amo o Sandro e queria muito casar com ele. Enfrentamos preconceito até hoje, porque a família dele não me aceita, mas tenho certeza que quero viver esse amor para o resto da vida”, contou emocionada.
Sandro também não se intimidou com as dificuldades por acreditar que o amor verdadeiro é capaz de superar qualquer obstáculo. “Coloco minha confiança em Deus. Quero lembrar deste dia lindo pra sempre. Estou muito feliz por realizar esse sonho que é meu e dela. Já enfrentei muitos comentários preconceituosos de amigos e familiares. Eles disseram que ela não servia para mim. Mas eu sempre respondo que o amor supera tudo”.
O líder religioso da Igreja Assembleia de Deus em Rio Largo, Arnóbio Tavares Lima, avaliou a parceria firmada entre a instituição e a Justiça. “É uma união de grande benefício não somente para a Igreja, mas para toda a sociedade riolarguense. Estamos na quinta edição do casamento coletivo e já realizamos o sonho de muitas pessoas. Quero ainda parabenizar e agradecer à Justiça alagoana por nos atender todas as vezes em 100%”, declarou o pastor.
Já o presidente do Centro de Assistência Social da Igreja Assembleia de Deus em Rio Largo (Casadril), Anderson de Góes Loureiro, chamou a atenção para o alcance social da ações promovidas pelo Casadril e o Judiciário. “Avalio esta parceria positivamente, uma vez que todas as iniciativas que trazem serviços essenciais à população mais carente trazem grande satisfação para quem trabalha com esses cidadãos e presencia a felicidade deles”.
Solicitar serviços
As comunidades podem solicitar e agendar a presença da Justiça Itinerante para a realização de casamentos coletivos por meio de associações, igrejas ou instituições públicas. Os custos cartorários são de responsabilidade das instituições solicitantes. Mais informações pelo telefone (82) 4009-3162.