A Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT) apresentou a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI) ao Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT). O sistema permite o acesso aos dados cadastrados nos cartórios de todo o estado.
A plataforma da Central foi desenvolvida e é mantida e operada pela Anoreg/MT e foi normatizada pelo Provimento nº 81/2014, da Corregedoria Geral da Justiça de Mato Grosso. O sistema de cadastros dos atos já funciona de maneira ampla. Ao todo já são mais de 1,7 milhão de atos cadastrados.
Durante a reunião na Presidência do Tribunal, o presidente Edson Bueno garantiu que será realizada uma cooperação técnica com a associação para viabilizar a consulta gratuita das informações, bem como solicitar certidões e documentos eletrônicos por meio da CEI.
Segundo o desembargador-presidente, o termo de cooperação para acesso gratuito da CEI será uma avanço na parceria já existente com a Anoreg/MT. “Esse novo convênio que assinaremos abrangerá todos os cartórios de Mato Grosso, diferente daquele que possuímos hoje, que conta apenas com os associados da Anoreg/MT. O sistema trará celeridade, ainda mais quando precisamos verificar as informações financeiras de um devedor”, pontuou.
De acordo com a superintendente da Anoreg/MT, Anete Ribeiro, a ferramenta já está disponível para a utilização e possibilitará o acesso de todos os documento gratuitamente. “A CEI centraliza as informações digitalmente de todas as serventias mato-grossenses, sejam elas de Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Protesto, Tabelionato de Notas, Registro de Títulos e Documentos e Registro de Imóveis”, explicou.