04/11/2015 12:21 - Fonte:
Exposição itinerária percorrerá todo o estado do Paraná
Maringá (PR) - Na tarde do último sábado (27.06), durante o Congresso Estadual do Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (COERCI-PR), foi lançada a Mostra Fotográfica Irpen na Comunidade.
A exposição trata-se de uma seleção de fotos realizadas durante as ações do Projeto Irpen na Comunidade, que nos últimos 9 meses percorreu 23 cidades do Paraná, e outras 2 aldeias indígenas, garantindo os direitos e realizando os sonhos de milhares de pessoas. Os participantes do COERCI puderam contemplar os 15 totens e se deparar com histórias de pessoas como Pureza da Conceição Oliveira, uma índia kaingang que foi registrada aos 107 anos de idade.
A ação, que tem como slogan a frase “Distribuindo e celebrando cidadania”, percorreu cerca de 9 mil quilômetros, realizando 2.081 casamentos, registrando pessoas e fazendo diversos reconhecimentos de paternidade. Já nas tribos indígenas os números foram também bastante consideráveis: 39 casamentos, 223 registros de nascimentos, além de reconhecimentos de paternidade. Até outubro de 2015 o projeto percorrerá mais 42 cidades, buscando assim erradicar o subregistro no estado e oficializar a união de centenas de casais.
Para o presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), Arion Toledo Cavalheiro Jr, a mostra é uma forma de divulgar o incansável trabalho do Registro Civil. “O Irpen na Comunidade é um projeto de alta relevância social, onde são regularizadas diversas uniões, além de distribuirmos cidadanias às pessoas que ainda não possuem certidão de nascimento”, ressaltou.
A mostra fotográfica é itinerária e percorrerá todo o estado, onde ficará exposta em centros culturais municipais.